Misericórdia de Lamego promove formação de canto coral com conceituados especialistas
No dia em que festeja o 431º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego promove um curso de formação de canto coral, de aprendizagem teórico-prática, focada sobretudo na parte técnica.
Cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto, recordando os princípios doutrinais para o canto na liturgia são os temas a abordar nesta formação que decorre este sábado, 23, no edifício-sede da instituição. Os formadores propõem-se motivar os cantores a procurar a formação necessária para o competente desempenho do seu ministério. Paula Ferreira (responsável pela direção musical dos coros litúrgicos dominicais da Paróquia da Senhora da Hora, Matosinhos), José Carlos de Miranda (diretor do Coro do Seminário Conciliar, onde ensina Canto Gregoriano) e o Padre Pedro Lourenço (diretor do Coro Diocesano de Lisboa) são os especialistas, com uma vasta experiência na área, que vão dinamizar a atividade.
No âmbito da celebração do aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome, a Misericórdia de Lamego oferece ainda à comunidade em geral, no sábado à noite, uma atuação musical pelo grupo de canto gregoriano “Ançã-ble” e pelo Coro da Misericórdia. Antes, às 18 horas, é celebrada na Igreja das Chagas uma missa, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.
Fonte: https://www.facebook.com/Santa-Casa-da-Miseric%C3%B3rdia-de-Lamego-988666561192365/