Exposição em Lamego mostra D. Pedro Afonso como referência cultural
A Galeria Solar da Porta dos Figos, no Bairro do Castelo de Lamego, tem patente ao público uma nova exposição dedicada à memória de D. Pedro Afonso, filho de D. Dinis, que escolheu Lalim como local de residência durante mais de trinta anos, apesar de ter sido feito Conde de Barcelos. A exposição “???? ? ???? ?? ??? ????? ??????, ????? ?? ???????? ? ?????? ?? ?????” propõe-se divulgar junto do grande público a importância desta figura histórica que se notabilizou por ter sido “um estudioso, um congregador de saberes e um organizador da escrita”. Foi em Lalim que engendrou e realizou a parte mais copiosa da sua obra, nomeadamente o famoso “Livro das Cantigas”, tendo-se feito sepultar em S. João de Tarouca.
De entrada livre, esta exposição pode ser apreciada, de segunda a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18 horas, até ao próximo dia 23. Circulará depois, em regime de itinerância, pelos estabelecimentos de ensino da região.
Esta iniciativa cultural integra o projeto MELE “Da memória escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos e a identidade cultural do Norte de Portugal” que, em colaboração com o Município de Lamego, vai abrir portas à realização de ações no âmbito da cultura e da educação para a cidadania e dos valores com o objetivo de transformar o Conde Dom Pedro Afonso numa referência cultural.
Fonte: www.cm-lamego.pt