Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Conferência recordou compromisso da Misericórdia de Lamego na assistência hospitalar

No século XIX, a grande maioria dos hospitais em Portugal pertencia às misericórdias e destinavam-se sobretudo a doentes pobres. Foi também por iniciativa destas instituições que foram fundadas as primeiras unidades de saúde de caráter especializado: psiquiátricas, pediátricas e sanatórios. O ciclo de conferências que a Misericórdia de Lamego organiza este ano incidiu, no seu mais recente encontro, na abordagem à assistência hospitalar que as misericórdias portuguesas prestaram no século XIX e na estreita ligação que os corpos sociais destas instituições mantinham, durante este período, com a hierarquia da Igreja Católica.

Conferência recordou compromisso da Misericórdia de Lamego na assistência hospitalar

A investigadora Ana Isabel Silva recordou a consagração da assistência hospitalar como principal ou mesmo único fim destas instituições, exemplificando com o caso de Lamego. Até 1970, a Misericórdia de Lamego dedicou-se quase exclusivamente à assistência aos doentes, através do seu hospital fundado em 20 de abril de 1519, por provisão d’El Rei D. Manuel I. Inicialmente funcionou na Igreja de S. Francisco, até ser construído o primeiro edifício de raiz, atual Teatro Ribeiro Conceição, erguido em 1727, para servir aí de hospital até 1892, altura em que foi construído o novo Hospital D. Luiz I.

Na época, o regulamento interno deste estabelecimento hospitalar já obrigava ao “cuidado com o conforto e bem estar dos doentes” e mostrava preocupação com a higiene dos doentes e do espaço, havendo já, por exemplo, o cuidado em desinfetar.

A segunda intervenção da tarde esteve a cargo da historiadora Ana Martins que abordou o tema “A Santa Casa em confronto com o Arcebispado: a luta pela provedoria da Misericórdia de Évora: séculos XVIII e XIX”. A instituição eborense também se assumiu como a principal responsável pelo universo da assistência hospitalar naquela cidade.

O ciclo de conferências “Os 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego: da modernidade à atualidade” regressa em 2020, no âmbito das celebrações do 500º aniversário da mais antiga e importante instituição de solidariedade social do concelho.

Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :