CHTMAD abre espaço para a fantasia acontecer
O serviço de pediatria do CHTMAD está a organizar o evento “hospital da fantasia” nas 3 unidades hospitalares.
O evento pretende ajudar a desmistificar a ideia que as crianças têm do hospital, como um lugar de dor e sofrimento, promovendo o contacto com o espaço, fora do período de doença, num ambiente agradável e descontraído.
A criança, em idade pré-escolar, é convidada a vir ao hospital acompanhada pelo seu boneco “doente”, ao qual serão efetuados diagnósticos e tratamentos, permitindo estabelecer com a criança um relacionamento mais próximo, num contexto de prática clínica diária.
Os benefícios trazidos pela realização desta iniciativa têm sido largamente comentados por mães e educadoras de infância, que notam uma menor ansiedade na criança quando precisa de recorrer aos serviços hospitalares. Os profissionais de saúde, por sua vez, também conseguem estabelecer com a criança uma relação mais próxima porque a bata e os equipamentos clínicos já não são tão assustadores.
O CHTMAD, tendo presente o sucesso da iniciativa, decidiu alargar o seu âmbito de ação às 3 unidades: no dia 7 de Novembro, entre as 10h e as 12h, na unidade hospitalar de Lamego e no dia 8, nas unidades hospitalares de Chaves (entre as 10h e as 12h) e de Vila Real (nos períodos compreendidos entre as 10h-12h e 14h-16h).
De frisar ainda que, este alargamento só foi possível graças à motivação e empenho dos profissionais envolvidos dos serviços de pediatria, nutrição, cirurgia e urgência do CHTMAD.