Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes no rio Neto em Cambres

Um dos principais problemas ambientais da atualidade prende-se com a poluição dos rios, qualquer alteração das suas características físicas, químicas e biológicas que possa causar danos à saúde da população, comprometer a fauna e a flora bem como a utilização das águas. Representando assim, um problema socioambiental bastante grave.

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes no rio Neto em Cambres

No distrito de Viseu foram muitas as situações denunciadas pelo Bloco de Esquerdo, alheio a esta situação não fica o concelho de Lamego. Membros do núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda estiveram na freguesia de Cambres por onde passa o Rio Neto, contaminado por descargas de águas residuais. Estas descem entubadas pelo caminho de Penelas e caem a céu aberto num ribeiro sito na Rua de Arteiros, daqui seguem o seu percurso natural até ao Rio Varosa, onde desagua.

As descargas que ocorrem numa zona habitacional e agrícola não só alteram a composição da água como libertam um intenso mau cheiro. Assim, é iminente a existência de um dano ambiental, na medida em que foram alteradas componentes ambientais bem como afetadas as esferas jurídicas individualizáveis.

A existência destas bem como o agente poluente são de conhecimento geral, Laticínios do Paiva S.A, que tem a sua fábrica no Lugar de Penelas, Cambres. Sabemos que foram feitas obras no sentido de remodelar a ETAR existente na fábrica para que se possa alcançar a otimização do processo de tratamento e minimização da libertação de maus cheiros. Contudo, mostraram-se insuficientes.

Bloco de Esquerda denuncia descargas poluentes no rio Neto em Cambres

A empresa é a maior empregadora do concelho, pelo que a sua responsabilidade social e ambiental tem de ser acrescida. Deve pugnar por um conjunto de medidas conducentes à redução dos impactos ambientais negativos e por um processo de auditoria que certifica o bom desempenho ambiental. A responsabilidade social e ambiental das empresas é um contributo para um desenvolvimento sustentável.

Perante esta situação lamentável e preocupante, acionaram-se desde logo todos os meios de denúncia e formalizou-se queixa junto das autoridades competentes (SEPNA;APA;ICNF; CM ;JF) para que se proceda à análise da qualidade da água e reparação dos danos causados. Confirmando-se a situação de crime ambiental, lutaremos até às últimas consequências para que os autores sejam severamente punidos.

O Núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :