Vídeo – “Apologia para Guilherme” regressa ao Mosteiro de São João de Tarouca
O Mosteiro de São João de Tarouca foi palco, em 2018, de uma encenação inédita que trazia à luz do dia um texto com mais de 800 anos. Um ano depois, o Vale do Varosa apresentou uma nova adaptação da “Apologia para Guilherme”, mas agora, interpretado pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Tarouca. Um momento cénico aberto a toda a comunidade e que agradou aos jovens actores.
“Apologia para Guilherme”, enquanto proposta de Serviço Educativo, parte do evento que levou ao Mosteiro de São João de Tarouca a reconstituição da leitura da carta de São Bernardo da Claraval ao abade Guilherme.
Até então nunca apresentado cenicamente, este foi um projeto inédito que recriou o momento da leitura de um documento que, no século XII, foi lido em todos os mosteiros cistercienses e que voltou a ter voz na Sala do Capítulo do primeiro mosteiro da Ordem de Cister a ser construído em Portugal.
A inovação e sucesso do projeto levou a direcioná-lo para as escolas do concelho de Tarouca, numa iniciativa que pretende aproximar a comunidade do património, sensibilizando ao mesmo tempo para a sua importância e salvaguarda.
Os alunos foram os actores principais através da apresentação cénica do texto, tendo a oportunidade de viver um dia no teatro.
Ao longo dos últimos meses, os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre um texto que apesar de escrito há mais de 800 anos continua atual, constituindo esta uma oportunidade de (re)pensar o Homem e os seus comportamentos.
A adaptação de “Apologia para Guilherme” é o resultado de uma parceria entre o Museu de Lamego, Vale do Varosa, Teatro Solo, Agrupamento de Escolas de Tarouca e Município de Tarouca.
Fonte: Douro TV