Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Seminário da Misericórdia de Lamego defende proteção emocional nas casas de acolhimento

As casas de acolhimento sob a alçada das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) devem ser capazes de transmitir valores e conhecimentos, mas também devem, em simultâneo, transmitir proteção e segurança emocional às crianças e jovens. Esta foi uma das principais conclusões da primeira edição do seminário “Desafios do Acolhimento Residencial”, organizado pela Misericórdia de Lamego a 7 de junho último. Com a presença de cerca de 60 participantes, sobretudo técnicos ligados à área da economia social, esta iniciativa integrou o Plano de Ação da Rede Social de Lamego e o programa de comemorações do 500º aniversário desta Santa Casa.

Seminário da Misericórdia de Lamego defende proteção emocional nas casas de acolhimento

Ao longo do dia, um reputado leque de oradores, constituído por procuradores de juízos de família e menores, diretores de núcleos de infância e juventude e psicólogos clínicos e da saúde, para além de outros especialistas ligados ao setor social, abordou e tentou dar resposta às transformações que moldam a sociedade hoje em dia e que colocam “novos desafios e esperanças”, nomeadamente a evolução demográfica, o mercado de trabalho e o meio familiar. Alterações que exigem que as IPSS´s disponibilizem recursos humanos cada vez mais qualificados e heterogéneos.

Na opinião do Provedor António Marques Luís, o seminário “Desafios do Acolhimento Residencial” foi “uma ação extremamente importante”. “Este encontro foi dedicado a uma temática socialmente muito relevante, porquanto se trata de uma área de intervenção social, junto dos mais desfavorecidos e marginalizados da nossa sociedade, e os contributos recebidos nestas jornadas serão importantes para que a nossa instituição desempenhe cada vez melhor a sua nobre missão, através da recuperação e reinserção dos jovens na sociedade”, explica.

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego, instituição de referência, no concelho e na região, na área da solidariedade social, possui no conjunto das suas respostas sociais duas valências particularmente ligadas à temática do acolhimento residencial debatida neste encontro. A primeira é a Casa de Acolhimento que recebe prioritariamente crianças maltratadas, abandonadas ou negligenciadas, e a segunda é o Centro de Acolhimento Temporário que proporciona neste momento a 19 jovens a satisfação das suas necessidades básicas em condições de vida tão aproximadas quanto possível às da estrutura familiar e os meios que contribuam para a sua valorização pessoal, social e profissional.

No ano em que comemora o 500º aniversário da sua fundação, a Misericórdia de Lamego prevê organizar, durante o último trimestre, novos seminários dedicados às temáticas da educação e do serviço social.

Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :