Parque Biológico recebe primeira estação meteorológica a funcionar no Douro
O Município de Lamego procedeu esta quarta-feira à instalação de uma estação meteorológica no Parque Biológico da Serra das Meadas, um equipamento que permitirá ter previsões e dados meteorológicos mais específicos e em tempo real relativos a este concelho e à região. A estação de Lamego foi a primeira a entrar em funcionamento no conjunto das 19 que serão instaladas no âmbito do projeto “Sistema de Alerta, Gestão e Monitorização de Catástrofes (SAGMC)”, em todos os municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO).
Inaugurada no Dia Mundial do Ambiente, esta estação meteorológica vai monitorizar um vasto leque de dados, nomeadamente a temperatura, a humidade relativa, a pressão atmosférica, a radiação solar, a precipitação, a velocidade e a direção do vento, para além de ter um sensor de humidade da folha. Caberá ao Serviço Municipal de Proteção Civil, a responsabilidade do seu funcionamento e respetiva manutenção e o tratamento de dados será realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O SAGMC está orientado para a adaptação às alterações climáticas e enquadra-se nas orientações e prioridades de atuação definidas na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas.
Fonte: www.cm-lamego.pt