Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

“Misericórdia de Lamego 1519-2019” à lupa

No próximo dia 23 de junho, o Museu de Lamego promove uma visita “à lupa” à exposição “Misericórdia de Lamego. 1519-2019”. Às 15h00, quatro investigadores partilham com o público o resultado das suas investigações em torno de arte, artistas e mecenas. Participação livre.

“Misericórdia de Lamego 1519-2019” à lupa

Alexandra Falcão, Helena Lemos, Beatriz Albuquerque e Nuno Resende propõem uma viagem no tempo até ao século XVI, para a partir daí fazerem um percurso pela história da Misericórdia de Lamego. O ponto de partida é a primitiva Igreja da Misericórdia que desapareceu na sequência de um incêndio em 1911, que consumiu grande parte da rua onde estava instalada, a Rua de Almacave.

Com a posterior transferência para a igreja do extinto Convento das Chagas de Lamego, o seu recheio, já por si muito delapidado, viria a ficar disperso. “Misericórdia de Lamego. 1519-2019” propõe uma narrativa de 500 anos de História, evocando duas das mais importantes campanhas artísticas de decoração da sua primitiva e desaparecida igreja: a primeira, ocorrida entre 1564-1571, e a segunda em finais do século XVIII.

É sobre este narrativa que os quatro investigadores, no próximo domingo, irão refletir em meio século de História da Santa Casa da Misericórdia de Lamego.

A visita orientada “à lupa” surge na sequência do programa paralelo da exposição que decorre até 25 de agosto e que resulta de uma parceria entre o Museu de Lamego/Direção Regional de Cultura do Norte e Santa Casa da Misericórdia de Lamego, com o apoio da Liga dos Amigos do Museu de Lamego e Lusitania Seguros.

Fonte: www.museudelamego.gov.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :