CIMI promove troca de experiências em Encontro de Artesãos
Pensado como um espaço cultural dedicado à Máscara, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), em Lazarim, Lamego, acolhe no próximo fim de semana, dias 29 e 30, o III Encontro de Artesãos da Máscara, um projeto cultural que visa promover o convívio e a troca de experiências dos artesãos ligados a esta temática e a divulgação do seu trabalho junto da comunidade. A apresentação de trabalhos ao vivo de máscaras de diferentes festividades, um workshop dirigido a adultos e crianças e a realização da conferência “Os Artesãos da Máscara”, tendo como orador António Tiza, são algumas das atividades que prometem envolver o público durante estes dias. Após o encontro, ficará patente ao público uma exposição conjunta de máscaras, entre os meses de julho e setembro, a cuja montagem as pessoas também poderão assistir.
A participação no Encontro de Artesãos da Máscara é gratuita para o público em geral. As inscrições devem ser feitas através do nº 254 090 134 ou do email cimi@cm-lamego.pt
Criado como o primeiro espaço ligado ao ritual da máscara a surgir na Península Ibérica, o CIMI tem como principal objetivo a valorização, a promoção e a divulgação deste património cultural de importância, simbolismo e significado universalmente reconhecido. Inaugurado em janeiro de 2016, procura envolver todas estas manifestações culturais, estudando e interpretando o seu significado, através do contacto com as populações e de pesquisas sobre as suas histórias e origens.
Fonte: www.cm-lamego.pt