Grande encontro de bombos põe “Lamego a Bombar”
A cidade de Lamego vai receber o maior encontro de bombos da sua história. Organizado pela Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia e pelo Grupo Desportivo e Cultural de Samodães, nove grupos de bombos vindos do norte do país vão dar corpo ao evento “Lamego a Bombar” e animar as principais avenidas da cidade na tarde do último domingo de maio (dia 26).
O desfile integra a edição deste ano da Montra da Cereja da Penajóia, um certame onde os produtores desta freguesia sobranceira ao rio Douro vão vender a primeira cereja da Europa e que constitui já um dos maiores cartazes turísticos da cidade de Lamego.
Com concentração marcada a partir das 15h30, junto ao Jardim da República, pelo evento “Lamego a Bombar” vão desfilar o Grupo Desportivo e Cultural de Samodães, o Grupo de Bombos Bate Latas da Associação Desportiva e Cultural Alvações do Tenha, o Grupo de Bombos de Fontelo-Armamar, o Grupo de Bombos Botabaixo-Vilarinho de Freires, o Grupo de Bombos de Tarouca, a Associação Cultural e Recreativa Reviver as Tradições de Atei, o Grupo de Bombos de Alfândega da Fé “Us Bat n’Pelle”, os Bombos de Pendilhe – Vila Nova de Paiva e os bombos da Associação Cultural e Desportiva de Vila Marim – Mesão Frio.
A Montra da Cereja da Penajóia tem o apoio da Câmara Municipal de Lamego e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Douro, entre outras entidades.
Recorde-se que em anteriores edições, este evento constituiu um enorme êxito comercial, chegando mesmo a esgotar todo o produto à venda.
Conhecida por ser a primeira de toda a Europa a aparecer no mercado, a cereja da Penajóia destaca-se pela sua qualidade, textura e doçura, devido ao microclima e às especificidades do solo.
Fonte: www.facebook.com/amijoia2