“Ensaio Tropical” traz arte contemporânea ao museu
Depois da apresentação virtual do projeto na Gala de Aniversário no Teatro Ribeiro Conceição, Lamego, a instalação “Ensaio Tropical”, da autoria da artista plástica Isabel Quaresma, toma forma na sala de exposições temporária do Museu de Lamego. A inauguração está agendada para o próximo dia 30 de março, às 15h00, integrada na programação paralela da exposição [Lamego e as] Casas de Brasileiro, patente até 7 de abril.
Isabel Quaresma, bisneta de do fundador do Teatro Ribeiro Conceição, um brasileiro de tornaviagem, parte das memórias do seu bisavô, percorrendo álbuns fotográficos de família e objetos, procurando dar um novo sentido à(s) memória(s), descobrindo novas analogias, novas trajetórias do pensamento.
A instalação de arte contemporânea inspira-se ainda na obra de Claude Lévi-Strauss – “Tristes Trópicos” -, que mais que um livro de viagem, é um livro sobre a viagem.
Em “Tristes Trópicos”, Lévi-Strauss, chegado ao Brasil em 1935 para exercer a função de professor de Sociologia na Universidade de São Paulo, além de descrever a sua vivência com os índios
brasileiros, faz também uma descrição do Brasil da época, da sua história e de tudo quanto observou nas suas expedições de estudo a diversas regiões do Brasil.
Tudo reunido dá origem a “Ensaio Tropical”, para ver no Museu de Lamego a partir das 15h00 do dia 30 de março. Entrada livre.
Isabel Quaresma
Isabel Quaresma nasceu em Lamego vive e trabalha no Porto. Nestes últimos tempos, o seu trabalho tem vindo a refletir o seu interesse pela intersecção do têxtil com os meios mais convencionais das artes plásticas como a pintura, escultura e o desenho, refletindo artisticamente em temas como a passagem do tempo, a memória, as relações inter-pessoais.
A ligação para o campo do design e do fazer manualmente constitui um campo de constante experimentação. Assim, o seu trabalho estende-se naturalmente para uma vertente educacional, onde tem desenvolvido vários projetos nesse âmbito, tanto institucionalmente como de forma independente, como é o caso do seu mais recente projeto – Clima.
Para além da sua formação inicial em Design de Moda e Design Têxtil, é licenciada em Artes Plásticas, no Ramo de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde também fez o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, com foco nos têxteis. É assistente convidada pela FBAUP, para a unidade curricular de Têxteis Construídos. Expõe o seu trabalho como Artista Plástica desde 2002.
Fonte: www.museudelamego.gov.pt