Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Câmara de Lamego adota como bandeira a promoção dos Direitos Humanos

A cidade de Lamego acolheu, durante quatro dias, mais de 300 congressistas que vieram ao Interior do país participar num grande encontro académico internacional que colocou em cima da mesa temas fundamentais para o futuro do planeta, estimulando novas construções de ideias e o desenvolvimento científico a partir de uma perspetiva multidisciplinar. Entre os 45 oradores do “I Congresso Global de Direitos Humanos”, houve reitores de universidades, magistrados do Ministério Público e juízes de Portugal, Espanha e Brasil.

Câmara de Lamego adota como bandeira a promoção dos Direitos Humanos

Presente na Sessão de Encerramento, este sábado de manhã, a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, elogiou a realização em Lamego deste evento: “Este Município adota como bandeira a promoção dos direitos humanos, num contexto global cada vez mais difícil e complexo. Trazer para aqui esta iniciativa é uma marca decisiva das políticas locais. Vivemos tempos de perigosa regressão dos direitos humanos que convidam à reflexão e à ação para que estes direitos sejam um verdadeiro motor de transformação social”. Ao seu lado, Ângelo Moura, Presidente da Câmara Municipal, enalteceu o “período intenso de trabalhos” dos últimos dias e garantiu que “há o compromisso para que as próximas edições deste congresso fiquem nesta região”. O autarca defendeu ainda que os Direitos Humanos são hoje um “património mundial” e que “sem ética na governança, não são assegurados”.

A cidade de Lamego fica, a partir de agora, como um símbolo mundial da promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. O Teatro Ribeiro Conceição (TRC) foi o ponto de encontro de muitos professores, investigadores e membros da sociedade civil, interessados nesta temática “tão urgente e necessária para o futuro de todos”. O encontro foi dividido em nove sessões temáticas, devido à amplitude da discussão se alastrar a vários domínios da sociedade e, por isso, os trabalhos, para além do TRC, também se desenrolam na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Recorde-se que a sessão de abertura do “Congresso Global de Direitos Humanos” contou com a presença, entre outras personalidades, da secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, e do bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo.

Organizado pela professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Maria da Glória Aquino, e pelos professores João Paulo Borges, Magistrado do Ministério Público Português, e Laís Locatelli, da Universidade de Salamanca, contou com o apoio, entre outras instituições, da Câmara Municipal de Lamego.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :