Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Misericórdia de Lamego recorda no domingo fundação do Mosteiro das Chagas

Pela primeira vez na sua história, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar a fundação do Mosteiro das Chagas, que foi no seu tempo um dos mais importantes conventos existentes em Portugal e do qual subsiste atualmente apenas a Igreja com o mesmo nome. No próximo domingo, dia 25, será organizado um grande evento para celebrar o 430º aniversário da criação deste mosteiro fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, iniciado com um grupo de sete clarissas, todas irmãs do Bispo, vindas da cidade do Porto.

Misericórdia de Lamego recorda no domingo fundação do Mosteiro das Chagas

Aberto ao público em geral, o programa de comemorações integra, da parte da manhã, uma visita-orientada no Museu de Lamego ao antigo espólio do Mosteiro, constituído por capelas que ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para enriquecer o acervo deste Museu. Logo a seguir, às 12 horas, será celebrada na Igreja das Chagas uma missa, presidida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.

À noite, pelas 21 horas, a Misericórdia oferece um concerto de música pelo grupo de canto gregoriano “Ançã-ble”, com a participação do Coro desta instituição, precedido de uma palestra pela diretora do Museu de Lamego. Como complemento, na Igreja das Chagas, também estará patente ao público uma exposição de fotografia antiga sobre as igrejas desta Misericórdia, uma iniciativa feita em colaboração com a Associação “Arquivo da Imagem”.

De acordo com a Direção Geral do Património Cultural, desde o início do século XVI que a população de Lamego, nomeadamente as famílias nobres da cidade, exigiam a fundação de um convento no perímetro urbano para albergar as suas filhas. No entanto só em 1588 se instituiu, no antigo Campo do Tablado, a primeira casa religiosa feminina, obediente à Ordem de Santa Clara, fundado por ordem de D. António Teles de Menezes.

A construção da estrutura do novo edifício, incluindo o templo das Chagas, foi concluída em cerca de 1599, e a campanha decorativa foi sendo executada nos dois séculos seguintes. Do espaço conventual resta atualmente a Igreja, uma vez que as dependências foram cedidas em 1910 à edilidade local, que ao longo do século XX as aproveitou para o funcionamento de escolas.

Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :