Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro encerrará 48 camas provisoriamente
O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) vai encerrar, temporariamente, 48 camas em diferentes especialidades nos hospitais de Vila Real, Lamego e Chaves. Fonte do CHTMAD justifica este encerramento provisório com a “entrada em vigor do período normal de trabalho para as 35 horas”.
O encerramento de camas foi denunciado pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Vila Real, que acrescentaram ainda que o Centro Hospitalar tem intenção de encerrar o “bloco cirúrgico oncológico do hospital de Vila Real”, situação já desmentida pelo CHTMAD. “O Centro Oncológico, a Urgência e Cuidados Intermédios e Intensivos são serviços que não serão atingidos por esta redução de número de camas, mantendo-se com a atividade assistencial em pleno”, garantiu a mesma fonte.
Os parlamentares já pediram uma reunião, “com caráter de urgência”, à administração do Centro Hospitalar para “identificar as causas e as consequências de uma medida gravíssima para os utentes e os serviços de saúde do distrito”.
No hospital de Vila Real serão encerradas 30 camas nas áreas da medicina, cirurgia e mulher/criança. Na unidade de Lamego, serão encerradas seis camas de cirurgia e medicina e, em Chaves, serão encerradas 12 camas do serviço de medicina.
O CHTMAD acrescentou ainda que “a Tutela já autorizou a contratação de mais 59 profissionais das várias classes profissionais, esperando que estas novas contratações possam ajudar a reduzir o impacto destas 35 horas”.
Fonte: www.jn.pt