Obra Kolping Portugal reuniu na Lituânia em encontro europeu
A Obra Kolping Portugal esteve recentemente na Lituânia na Assembleia Continental da Sociedade Kolping da Europa. Partilhar preocupações face aos problemas atuais da sociedade foi o objetivo principal da iniciava que reuniu sociedades Kolping de vários países europeus.
Foi na cidade de Kaunas, a 100 quilómetros da capital lituana, Vilnius, e a mais de 3000 quilómetros de Portugal, que Graciema Gonçalves, secretária da Direção, e Gonçalo Santos, vogal da Direção, estiveram reunidos com outros delegados de sociedades Kolping de países como a Alemanha, Itália, Croácia e Áustria, numa iniciativa que deu lugar a debates sobre os valores da Europa, mas também onde houve espaço para cada sociedade apresentar as atividades desenvolvidas, num exercício de partilha de experiências entre associações que defendem os mesmos valores.
Para Graciema Gonçalves, “hoje, cada vez mais há necessidade de estabelecer parcerias a nível nacional e internacional, com organizações que defendam os mesmos valores que nós e esta é uma grande oportunidade para o fazer”.
Recebidos em Kaunas pela sociedade Kolping da Lituânia, que celebra este ano o seu 25º aniversário, os delegados da Obra Kolping Portugal mostraram-se muito agradados com a forma como foram recebidos. No final, em jeito de balanço, a delegada da Obra Kolping Portugal destacou alguns episódios que marcaram a passagem de dois dias pela Lituânia.
“Destaco a possibilidade de conhecer outras formas de trabalho e a possibilidade de estabelecer parcerias. Outro aspeto que me sensibilizou muito, neste encontro foi o trabalho desenvolvido pelas Kolping dos países que enfrentam situações de grandes dificuldades económicas devido a situações de guerra ou pós guerra, de refugiados, de imigrantes, tentando com pouco enfrentar adversidades”, conclui Graciema Gonçalves.
Fundada em 1986, e com sede em Lamego, a Obra Kolping Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social pioneira no desenvolvimento da ação social, destacando-se na formação profissional e no apoio social, dotando o Homem de qualidades que lhe permitam lutar contra a pobreza e exclusão social.