Município na atribuição do doutoramento “Honoris Causa” a D. Ximenes Belo
A convite da Universidade Lusíada do Porto e da Associação de Amigos do Povo de Timor Lorosae, a Câmara Municipal de Lamego esteve presente na cerimónia de atribuição do doutoramento “Honoris Causa” por esta universidade, ao bispo emérito de Dili e Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo.
Perante a Comissão Doutoral, o agraciado proferiu a sua palestra de doutoramento, uma “aula” de diplomacia social como processo de condução à paz que claramente emocionou um auditório repleto de pessoas oriundas de duas culturas, mas unidas por uma única língua.
Recorde-se que a Associação de Amigos do Povo de Timor Lorosae, presidida por Artur Pombinho, tem sede em Lamego, tendo vindo a desenvolver e a fortificar, desde a sua fundação, os laços com aquele povo e com a sua cultura.
D. Ximenes Belo foi bispo de Dili e desempenhou um papel fulcral nos acontecimentos que precederam e sucederam ao massacre de 1991 no cemitério de Santa Cruz, em Dili, tendo sido um dos principais interlocutores com a ONU e com a comunidade internacional no processo de libertação e independência de Timor Leste. Foi agraciado, em 1996, com o Prémio Nobel da Paz.
Fonte: www.cm-lamego.pt