Montra da Cereja da Penajóia regressa a Lamego a 26 e 27 de maio
A Montra da Cereja da Penajóia, um certame onde todos os anos se reúnem os produtores desta freguesia sobranceira ao rio Douro e um dos maiores cartazes turísticos da cidade de Lamego, vai regressar no último fim de semana de maio (26 e 27). As condições climatéricas atípicas verificadas este ano, sobretudo na altura da floração, atrasaram a produção da cereja da Penajóia, mas a qualidade está garantida.
Organizada pela Associação AMIJÓIA – Amigos e Produtores da Cereja da Penajóia, a oitava edição promete juntar muitos produtores na “sala de visitas” da cidade de Lamego – a Av. Dr. Alfredo de Sousa -, que vão vender a cereja ao mesmo preço, numa caixa personalizada.
Conhecida por ser a primeira de toda a Europa a aparecer no mercado, a cereja da Penajóia destaca-se pela sua qualidade, textura e doçura, devido ao microclima e às especificidades do solo.
A Montra da Cereja da Penajóia tem o apoio da Câmara Municipal de Lamego e da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Beira Douro, entre outras entidades.
Recorde-se que em anteriores edições, este evento constituiu um enorme êxito comercial, chegando mesmo a esgotar todo o produto à venda.