Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego: Melhor Saúde para o Douro Sul

A Ágora de Democracia e Cidadania decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lamego e contou com um painel de especialistas de excelência e a participação de muitos cidadãos.

Lamego: Melhor Saúde para o Douro Sul

Organizada pela Assembleia Municipal de Lamego em parceria com a Agência Social do Douro, a Bioética, o Testamento Vital e a Equidade em Saúde foram os temas abordados na Ágora de Democracia e Cidadania, um novo modelo de participação no qual todos podem fazer parte.

A Ágora contou com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Lamego, José Lourenço, e do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura.

Com o Salão Nobre completamente cheio, foi com grande expectativa que muitos cidadãos assistiram a esta forma inovadora de debate. Logo à entrada cada participante recebeu um “Vale de Intervenção”, um passe numerado que dava ênfase ao direito de cada cidadão participar na Ágora e interagir com um painel de especialistas.

Helena Norinha, De António Couto, Mário Pinto, Duarte Soares, Manuel Pizarro e Rui Nunes constituíram o painel de especialistas da Ágora. À vez, cada um destes participantes teve até 15 minutos cada um para abordar os temas em análise.

A Ágora de Democracia e Cidadania contou com a moderação de Domingos Nascimento e de Romeu Sequeira.
Novos modelos de organização da saúde – Helena Norinha; A importância dos afetos na vida humana – De António Couto; A necessidade da saúde centrada no cidadão – Mário Pinto; Os cuidados paliativos como um direito de saúde – Duarte Soares; A relevância da voz dos cidadãos – Manuel Pizarro; A Bioética como um ato de democracia – Rui Nunes, temas que marcaram as intervenções dos especialistas, ouvidas com muita atenção por todos os presentes.

Seguiram-se as intervenções de vários cidadãos que exerceram o seu direito de falar e deram a conhecer situações que vivenciaram com familiares e pessoas próximas, deixando também alertas e a opinião sobre as temáticas em análise na Ágora.

Lamego: Melhor Saúde para o Douro Sul

Este novo modelo estreou-se em Lamego, e espera-se que regresse nos próximos tempos num outro concelho do Douro Sul, para procurar a participação de todos, porque “todos somos capazes”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :