Crianças de Lamego aprendem mais sobre visão daltónica
Os alunos do 1º ciclo de diversos estabelecimentos de ensino do concelho de Lamego tiveram a oportunidade, durante esta semana, de experimentar a visão daltónica, entendendo as suas limitações e constrangimentos, uma ação de sensibilização promovida pela Câmara Municipal de Lamego, através do Pelouro da Educação. Com recurso a óculos que simulam a visão daltónica, lápis de cor e desenhos para colorir, foi apresentada, de uma forma lúdica e divertida, a sessão “Ver e Sentir as Cores” para que os mais novos pudessem familiarizar-se com uma nova linguagem que os ajudará, mais tarde, a decidir, com independência, sempre que a cor for um fator de decisão.
A juntar a isto, no âmbito desta iniciativa também foram realizados rastreios individuais de modo a promover a deteção precoce do daltonismo na infância. Uma ação apoiada no empenho comum da associação “ColorADD.Social”, do Instituto Óptico e de todas as escolas aderentes.
O daltonismo, ou cegueira da cor, é uma limitação que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo homens. 90,2% pede ajuda na compra de vestuário, de acordo com um estudo da Universidade do Minho.
Fonte: www.cm-lamego.pt