Vídeo – Hospital de Lamego já tem TAC a funcionar
Com a presença da Secretária de Estado da Saúde, foi inaugurada hoje, dia 27 de Abril, a nova máquina de TAC (Tomografia Axial Computorizada) instalada no Hospital de Lamego.
De salientar que, por ano, eram deslocados cerca de 4.500 utentes da urgência ou internamento de Lamego, que tinham de ir a Vila Real para fazer este exame, uma situação que representava um custo de 45 mil euros.
Recorde-se que a instalação deste equipamento de diagnóstico em Lamego era, desde há muito tempo, uma reivindicação por parte dos utentes e profissionais de saúde, como reconheceu o Presidente da ARS Norte.
O presidente da Câmara de Lamego definiu este dia como histórico, devido à importância que este equipamento representa para os utentes da região.
Na sua intervenção a Secretária de Estado da Saúde começou por saudar o trabalho desenvolvido pela deputada Marisabel Moutela, que foi determinante para a instalação do TAC em Lamego.
Depois Rosa Valente de Matos referiu-se à instalação do TAC em Lamego como sendo uma conquista de todos, pois trata-se de aproximar o cuidado, das pessoas.
João Oliveira aproveitou a oportunidade para lançar um desafio à Secretária de Estado e ao Presidente da ARS Norte para o próximo investimento no Hospital de Lamego, que está relacionado com os recursos humanos na área da medicina física e de reabilitação.
No final da cerimónia foi assinado o protocolo com o ACES Douro Sul – Agrupamento de Centros de Saúde, uma unidade que já está instalada no Hospital de Lamego, desde Julho de 2016, e que agora foi oficializado o documento que prevê a cedência gratuita das instalações, uma situação que permite poupar ao Estado 5 mil euros/mês e por outro lado estimula a cooperação e interligação entre os cuidados primários de saúde e os cuidados hospitalares.
Fonte: Douro TV