Encontro de Dança de Lamego encerra com espetáculo vibrante
O espetáculo final do 5ª Encontro de Dança de Lamego, um evento organizado pelo grupo “TRanÇa” que ao longo dos últimos anos transformou esta cidade num importante polo cultural e educativo, pondo em contacto, através da sua Residência Artística, estudantes, criadores e alunos do ensino artístico especializado, foi o último ato da programação apresentada em 2017 pelo Teatro Ribeiro Conceição (TRC). Na despedida do “ano velho”, centenas de pessoas lotaram por completo esta sala para assistir a um espetáculo vibrante, original e aglutinador de vontades e talento de centenas de pessoas. Ao longo de mais de duas horas, passaram pelo palco companhias de todo o país que na semana anterior dinamizaram uma Residência que teve como tema a pergunta “Porque é que o céu é azul?”.
Em plenas férias letivas do Natal, o emblemático TRC, a mais bela sala de espetáculos da região duriense, tornou-se uma estrutura de acolhimento e um espaço notável de criação e aprofundamento do estudo da Dança. Este ano, a Residência Artística juntou criadores e bailarinos dos 10 aos 25 anos de idade, sob a orientação de Liliana Garcia e Ângelo Cid Neto, professores, bailarinos e coreógrafos, com um longo curriculum na área da dança.
No discurso de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, garantiu que a criação artística será um dos elementos estruturantes da estratégia de desenvolvimento do atual executivo camarário, assumindo o TRC o papel de âncora cultural do concelho e de polo dinamizador de cultura e entretenimento.
Fonte: www.cm-lamego.pt