Biblioteca do jardim de infância recebe grande doação da “Chiado Editora”
“Um ato de uma enorme generosidade”. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego enalteceu, desta forma, a oferta de 200 livros que a “Chiado Editora” decidiu doar a esta instituição social e que vão, na sua maioria, enriquecer o espólio da Biblioteca da Creche e do Jardim de Infância, criada recentemente para estimular os hábitos de leitura desde tenra idade. Esta dádiva foi concretizada no Salão Nobre da Misericórdia, em ambiente de grande satisfação, com os “meninos finalistas” de cinco anos a assistir.
Especializada na publicação de autores portugueses e brasileiros contemporâneos, a oferta da “Chiado Editora” surge depois de um dos seus escritores – José Francisco Rica -, natural da cidade de Lamego, ter movido a sua “influência” para que a editora valorizasse o conjunto de obras infantojuvenis disponíveis para os mais pequenos. “A resposta à minha exposição não se fez esperar. O hábito de ler é um ato de grande importância para o ser humano aprender. Deve ser estimulado na infância, para que os homens e mulheres de amanhã, fiquem bem mais informados e esclarecidos”, explicou o autor ao longo da sua intervenção, na companhia do Provedor António Marques Luís. Por outro lado, a direção da “Chiado Editora” destacou que “é um prazer contribuir para gerar as necessárias sinergias que permitem a cada homem e mulher do amanhã, aceder à possibilidade de sonhar, projetar e construir, que só o livro e a leitura podem oferecer”.
Num gesto singelo, mas pleno de simbolismo, os mais pequenos surpreenderam José Rica no final da cerimónia oferecendo-lhe alguns marcadores de livros e uma tela, onde Fernando Pessoa surge retratado, pacientemente produzida ao longo dos últimos dias no jardim de infância. “Leiam muito e, sempre que possível, leiam autores portugueses”, aconselhou o escritor antes de se despedir.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365