Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

João Pedro Fonseca regressa ao CCB, mas desta vez acompanhado de Orlando

João Pedro Fonseca regressa ao CCB, mas desta vez acompanhado de Orlando

Após o sucesso visual e cénico da ópera”L’isola Disabitata” (https://goo.gl/eCWnV9) no ano passado no CCB, Centro Cultura de Belém – grande auditório, com Carlos Pimenta na concepção, direcção e espaço cénico, o lamecense João Pedro Fonseca no vídeo e espaço cénico e Rui Monteiro no desenho de luz, peça orquestrada pela Divino Suspiro com direcção de Massimo Mazzeo, o trio volta ao ataque nos palcos do CCB desta vez com a peça “A GRANDE VAGA DE FRIO” (com ORLANDO de Virginia Woolf). Uma coprodução com a Ensemble e interpretação de Emília Silvestre.  Já é o segundo espectáculo que o artista visual João Pedro Fonseca realiza no Centro Cultural de Belém a convite de Carlos Pimenta. Depois do êxito da realização da ZONA – Residências Artísticas de Lamego dentro do campo das artes contemporâneas com a exploração das mais variadas vertentes artísticas seguem-se mais desafios, desta vez nos palcos de Lisboa ​ e posteriormente Porto​.

João Pedro Fonseca regressa ao CCB, mas desta vez acompanhado de Orlando

 

“Os temas propostos por Virginia Woolf em Orlando têm sido bastante abordados no teatro e no cinema. Desde o filme de Sally Potter (1992) com Tilda Swinton, à encenação de Bob Wilson (1989 – 1993 – 1996) com Jutta Lampe, Isabelle Huppert, Miranda Richardson, e, em termos nacionais, à recente criação cénica de Sara Carinhas e Victor Hugo Pontes (2015) com interpretação de Sara Carinhas, são muitas as leituras possíveis do romance publicado em 1928. Se destaco neste contexto o nome das intérpretes é porque para fazer Orlando é sempre necessário uma (ou um) grande intérprete. Poder voltar a trabalhar com uma grande intérprete foi o que me motivou para fazer Orlando. E só isso já é, por si, uma bela justificação. O teatro faz-se de prazeres, e, também, de desafios, e sabemos que Orlando encerra vastas questões que suscitam apetecíveis abordagens: o tempo, a realidade e a ficção, a questão do género, a questão transgénero, a emancipação da mulher, a crítica a uma certa literatura inglesa, a censura ao puritanismo vitoriano, etc., etc. Para nós A Grande Vaga de Frio é tudo isto e, também, o gosto de poder construir um espectáculo de teatro na expectativa de que o público nele se encontre e dele se aproprie. Durante o trabalho que fizémos até aqui chegar fomos constatando que A Grande Vaga de Frio se autonomizava de Orlando. E isso era bom de verificar. A dramaturgia de Luísa Costa Gomes emancipava-se e acrescentava ao(s) tema(s) novas possibilidades. A descoberta das mesmas durante o processo de ensaios constitui o prazer de que vos falo. Todos sabemos de que trata Orlando. A Grande Vaga de Frio trata de tudo isso e, também, daquilo que lhe fomos acrescentando. E é esta a nossa maneira de ser Orlando.”

Carlos Pimenta
A peça vai estrear dias 12, 13 e 14 outubro no pequeno auditório do CCB às 21h e entre 10 e 19 de novembro no Teatro Nacional São João no Porto.
Bilhetes para CCB: https://goo.gl/5c3Dcu
Bilhetes para o TNSJ: https://goo.gl/5WZR5m
Tradução Ana Luísa Faria, ed. Relógio D’Água
Dramaturgia Luísa Costa Gomes
Conceção e direção Carlos Pimenta
Música original Ricardo Pinto
Figurinos Bernardo Monteiro
Vídeo João Pedro Fonseca
Desenho de luz Rui Monteiro
Espaço cénico Carlos Pimenta e João Pedro Fonseca
Assis. Encenação e produção Génesis Abigail
Interpretação Emília Silvestre
Coprodução | ENSEMBLE | Centro Cultural de Belém | Teatro Nacional de São João
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :