Biblioteca de Lamego quer ajudar alunos a interpretar filmes
Com o objetivo de promover a literacia para o cinema junto do público escolar, a Biblioteca Municipal de Lamego vai apresentar, dentro das suas portas e nas escolas, diversas obras cinematográficas garantindo ao mesmo tempo instrumentos essenciais para a sua leitura e interpretação. A primeira exibição está agendada para dia 12 de outubro, com a apresentação do filme “1492 – Cristóvão Colombo”, do reputado realizador Ridley Scott. Os comentários a esta obra vão estar a cargo de José Fernandes, licenciado em Cinema, Video e Comunicação Multimédia pela Universidade Lusófona, um jovem realizador que já viu alguns dos seus filmes serem premiados em festivais nacionais e internacionais.
Entre os temas e competências a abordar ao longo destas sessões, a Biblioteca Municipal pretende ensinar a criar um argumento, fazer um story-board, redigir um roteiro, conhecer os variados movimentos de câmara e orientar os atores.
Biografia José Fernandes: Estudou Antropologia, licenciou-se em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia em Lisboa (2006), e fez o mestrado DOC NOMADS em Artes – Realização de Documentário (Documentary Film Direction) em Lisboa, Budapeste e Bruxelas (2016). Trabalhou como operador de câmara, som e montagem em Portugal (2006), Itália (2007), nos EUA (2009 / 2010) e viveu temporariamente no Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Fez o seu primeiro filme em 2005 intitulado TUDO VAI ACABANDO. Desde então, produziu, escreveu e realizou várias obras – SOMBRAS DO PASSADO (2006), WAKASA (2011), PARA LÁ DO MARÃO (2014), e DA CASA DO VINCENT NA BORINAGE (2016). Ambos filmes poéticos, foram premiados e selecionados por festivais nacionais e internacionais destacando-se o Doclisboa, IndieLisboa, Punto de Vista (Espanha), Trento (Itália) e Jihlava (República Checa).
Fonte: www.cm-lamego.pt