Dia Mundial do Turismo | 27 de setembro
Cidade nobre, possuidora de casas solarengas, de igrejas e capelas de valor singular e de um imponente castelo, a arquitetura dos monumentos de Lamego e das ruas seculares contam histórias dignas de um povo batalhador.
Lamego foi uma das primeiras cidades do país a ser sede de bispado, adquirindo um lugar privilegiado na História de Portugal devido ao seu imponente património artístico e beleza peculiar. Classificada por muitos como a cidade-luz, onde os sumptuosos jardins, as avenidas e as colinas circundantes convidam ao lazer, propicia um contacto distinto com a natureza, o artesanato e a gastronomia. Aqui, onde o sabor e a tradição constituem um motivo de orgulho e um símbolo de conquista e memórias que a dinâmica do tempo tem permitido deliciar e vivenciar num reencontro de culturas.
Cidade de uma cultura muito especial, tem divulgado o seu património além-fronteiras, através da mestria de artesãos naturais do concelho que preservaram ao longo da história a identidade lamecense e atraído inúmeros curiosos.
O amor à arte é evidente na elaboração dos artefactos, preparados com o engenho e a minúcia próprio dos artistas. Criam obras tradicionais em áreas muito distintas como a cestaria, a tanoaria, a olaria, a marcenaria, a cantaria, a tecelagem, as máscaras em madeira de amieiro, passando ainda pelo ferro forjado. Autênticos tesouros lamecenses.
Na freguesia de Lazarim, as máscaras do Entrudo esculpidas em madeira de amieiro são um ex-líbris, uma verdadeira obra de arte e um motivo de orgulho para a população. A festa do Entrudo está entre as mais emblemáticas da região e movimenta milhares de pessoas vindas de todo o país e até mesmo do mundo.
festas da cidade de Lamego, em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, foram crescendo ao longo dos tempos até se tornarem uma das mais grandiosas do país, na qual os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita. É oferecido um programa diversificado englobando exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos de forma a atrair muitos veraneantes e foliões. O momento mais alto da Romaria de Lamego é a celebração da grandiosa Procissão do Triunfo, durante a qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. Nesta altura, as ruas ficam ricamente ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, onde a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.
Como vê, Lamego tem muitos atrativos que merecem a sua visita.
Fonte: www.cm-lamego.pt