Misericórdia de Lamego apresenta “Missa Brevis” durante as Festas dos Remédios
A Igreja das Chagas vai regressar ao roteiro dos grandes eventos culturais em plena Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios! A Filarmónica de Magueija, em conjunto com o organista desta Igreja, Joel Valente, e o Coro Polifónico de Amarante, interpretam na noite de 30 de agosto, quarta-feira, a “Missa Brevis”, de Jacob de Haan.
Esta obra é uma missa para órgão, coro e orquestra de sopros composta a pedido do Conselho para a Música e a Cultura da Alta Alsácia, de Guebwiller, em França, por ocasião das celebrações dos mil anos do nascimento do Papa Leão IX. A estreia mundial teve lugar em junho de 2002 sob a direção de Jacob de Haan, um dos mais conhecidos e conceituados compositores contemporâneos de música para orquestra de sopros, nascido em 1959, na Holanda.
Os seis andamentos da “Missa Brevis”, – Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei – seguem a liturgia católica. Sob a direção do maestro Gualberto Rocha, este concerto contará também com a participação do Coro da Misericórdia de Lamego.
Numa atuação que se prevê original e criativa, a Misericórdia de Lamego abre as portas da Igreja do Convento das Chagas, uma joia do património arquitetónico da cidade, para o público apreciar um concerto de rara beleza animado por um conjunto de músicos de elevado padrão artístico e técnico que prometem surpreender pela sua qualidade. O programa inclui ainda obras religiosas de caracter filarmónico.
Datada do século XVI, a Igreja das Chagas já demostrou ser um notável espaço cénico e acústico para acolher este tipo de recitais. Recorde-se que recentemente este templo religioso sofreu importantes trabalhos de restauro que visaram a sua requalificação.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365