Aventura que podia ter acabado em tragédia
No dia 1 de agosto, dois jovens de 14 e 18 anos desapareceram ao início da tarde na localidade de Mazes, Lazarim, concelho de Lamego. O alerta foi dado aos Bombeiros de Lamego, por volta das 12:37, pelo Centro Distrital de Operações de Socorro de Viseu.
Os dois rapazes encontravam-se a explorar a Aldeia de Mazes. O percurso da Anta de Mazes é um caminho rural de difícil acesso devido a sua caracterização, estando este até bem sinalizado ao longo de todo o percurso pedestre, levando a vários campos de cultivo ao longo do afluente do Rio Balsemão.
Quando os dois rapazes entraram no afluente do rio perderam o sentido de orientação e, quando se aperceberam que já andavam há horas e não encontravam nenhum ponto de referência ligaram o 112 pedindo auxilio.
Iniciadas as buscas os operacionais no terreno conseguiram localizar os jovens, através do contacto direto via telefone com estes seguindo alguns pontos de referência, o que levou as equipas de socorro às escarpas do rio. Estas orientações foram cruciais para o sucesso do resgate.
Os Jovens foram localizados pelas 14h20 nos Moinhos da Faia direcção de Tarouca, encontravam-se bem de saúde, apenas ficou um valente susto.
As operações de socorro envolveram 12 bombeiros de Lamego e 3 elementos da GNR de Lamego.