Arte e Imagem no Douro em debate nas Conferências do Museu de Lamego/CITCEM
No ano em que o Museu de Lamego comemora o seu centenário, abordar, de forma crítica e sintética o binómio Douro Interior/Exterior à luz da História e da História da Arte é o grande objetivo da quinta edição das Conferências do Museu de Lamego/CITCEM. O encontro está agendado para o dia 6 de outubro. As inscrições, gratuitas, mas obrigatórias, encontram-se abertas até dia 4 do mesmo mês.
Opondo as ideias de Interior enquanto isolamento, distanciamento, demarcação e Exterior, como olhar, interpretação e leituras, estarão em debate referências com que o atual conceito de Cultura Visual «define» o uso das imagens, entre elas, as imagens construídas em torno da representação de sítios, locais, regiões e práticas que lhe estão associadas.
Propõe-se assim que as Conferências do Museu de Lamego/CITCEM expressem novas preocupações dos investigadores sobre temáticas como Representação, Espaço, Imagem e Práticas, procurando recuperar conceitos e ideias que têm sido tratadas dicotómica ou individualmente, como erudito/vernacular, «cultura popular», rio, vinho/vinha, etc., questionando-as para propor novas perspetivas de investigação.
“Douro Interior/Exterior: Arte e Imagem” promete promover o debate, num evento que se vem assumindo ao longo das últimas quatro edições como um espaço de partilha e divulgação da atividade científica desenvolvida em torno da região, alargando-a posteriormente a todo o Douro, através da publicação digital, de acesso livre, das Atas das Conferências.
As Conferências resultam de uma parceria entre o Museu de Lamego e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 4 de outubro. Aceda ao formulário de inscrição.
PROGRAMA
09h30: receção dos conferencistas e participantes
10h00: cerimónia de abertura
10h30: Conferência de abertura: Nuno Resende
11h00: Lúcia Rosas: Património vernacular do Alto Douro Vinhateiro: valores, usos e transformação
11h45: Isabel Fernandes: Douro acima: panelas de loiça preta
12h15: Gonçalo Vasconcelos e Sousa: As Artes Decorativas no Douro: Referências e perspetivas de investigação
12h30: debate
13h00: pausa para almoço
15h00: Alexandre Parafita: Impulsos lendários na paisagem natural e cultural do Douro
15h45: Fernando Paulino: Douro das imagens e do imaginário
16h15: Hugo Barreira: Douro: das margens e do movimento das imagens
17h00: Encerramento
Fonte: www.museudelamego.pt