Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Câmara de Lamego abre ao público núcleo arqueológico no Bairro do Castelo

O projeto de regeneração urbana “Viver Lamego” que a Câmara Municipal de Lamego começou a desenvolver em 2008 para, entre outros objetivos, inverter a desertificação populacional do Bairro do Castelo e aumentar a sua atratividade turística dará um novo passo com a abertura ao público do Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, agendada para o próximo dia 21 de julho. Na véspera, decorrerá neste local, a apresentação pública do respetivo projeto pela equipa responsável pelo mais importante conjunto arqueológico descoberto em Lamego que ilustra a dinâmica de transformação da cidade ao longo de mais de dois mil anos de história.

Câmara de Lamego abre ao público núcleo arqueológico no Bairro do Castelo

Dispostos em “camadas” sobrepostas, os vestígios vão proporcionar ao visitante uma “viagem no tempo”, desde a mais recuada ocupação residencial daquele espaço, nos períodos romano (sécs. I a V) e suevo-visigodo (sécs. V-VII), quando a cidade foi promovida a sede episcopal, passando pela sua transformação num cemitério (sécs. IX-XI), abandonado para dar lugar à nova cintura muralhada da cidade (sécs. XII-XIII) e ao casario que está na origem do urbanismo atual do Bairro do Castelo. 

O público poderá visitar o novo equipamento museológico de terça a domingo, entre as 10h e as 18 horas. A entrada é gratuita. No interior, dispõe de um percurso que permite a leitura das estruturas arqueológicas acompanhada de uma videoprojeção e da exibição de objetos encontrados no local, com destaque para um importante tesouro monetário romano, do séc. IV, bem como de peças de cerâmica, vidro e outros objetos ilustrativos do quotidiano de quem habitou aquele espaço ao longo do tempo. Um ecrã interativo permitirá explorar informação sobre o cemitério e os dados bioantropológicos dos indivíduos nele sepultados.

Câmara de Lamego abre ao público núcleo arqueológico no Bairro do Castelo
O Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos integra o Centro Interpretativo da História da Cidade, composto por outros três polos: o Bairro do Castelo, o Castelo e a Cisterna. Este projeto foi objeto de uma candidatura ao “ON.2 – O NOVO NORTE”, no valor de 256.195,61€, com um cofinanciamento de 85%.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :