Senhora da Lapa acolhe primeira atuação “fora de portas” do Coro da Misericórdia de Lamego
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, foi palco da primeira atuação “fora de portas” do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, o primeiro constituído em quase 500 anos de história da instituição. Sob a batuta do maestro Gualberto Rocha e ao som do organista Joel Valente, os elementos que integram este grupo coral superaram a ansiedade e o nervosismo iniciais e deram provas da qualidade vocal que já alcançaram, após alguns meses de ensaios.
A apresentação do seu reportório eucarístico na missa dominical deste local de culto, outrora um dos mais importantes santuários da Península Ibérica, foi muito elogiada. “O sentimento geral vivido após esta atuação foi de grande satisfação”, recorda António Marques Luís, Provedor da Santa Casa.
A paixão pela música e a preocupação em aperfeiçoar a componente vocal são as principais motivações dos elementos que compõem o Coro da Misericórdia de Lamego que semanalmente participa na eucaristia celebrada na Igreja das Chagas. Os cantores são voluntários que, na sua maioria, não possuem “conhecimentos musicais profundos”. Aceitaram este novo desafio cerca de 20 funcionários, “irmãos” e familiares.
A criação deste grupo coral enquadra-se na estratégia da instituição de desenvolver e consolidar o seu contributo para o engrandecimento da vida cultural da cidade. Para além da participação na missa dominical, também está prevista a sua atuação em espetáculos, promovidos por esta instituição ou organizados por outras entidades públicas ou sociais, com a apresentação de um reportório clássico coral.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365