Formação alerta beneficiários do RSI para riscos de exposição solar
É preciso aprender a lidar com o Sol! Se não forem adotados os cuidados adequados, a exposição solar é um fator de risco que favorece o aumento da incidência de vários tipos de cancro da pele e o seu envelhecimento prematuro. Com o aproximar do verão e dos dias mais quentes, a Misericórdia de Lamego promoveu junto de 30 beneficiários do Rendimento Social de Inserção do concelho uma ação de formação para alertar para os comportamentos que devem ter antes, durante e depois da exposição solar. Esta iniciativa foi realizada a 9 de junho último em parceria com a Unidade de Cuidados do Agrupamento de Centros de Saúde do Douro Sul.
Ao longo de uma hora, os utentes foram sensibilizados para as preocupações em relação às consequências negativas da exposição solar. A mensagem foi clara: é possível desfrutar do Sol, sem colocar a saúde em risco, respeitando algumas regras! Usar vestuário adequado, evitar a exposição solar direta entre as 12h e as 16 horas e aplicar um protetor solar foram apenas alguns dos conselhos transmitidos ao público. Esta apresentação também alertou para a prevenção e deteção precoce do cancro cutâneo.
A equipa Multidisciplinar do RSI da Misericórdia de Lamego – entrelaços continuará a promover, até ao final do ano, outras ações de sensibilização junto das famílias do concelho que beneficiam desta prestação, com o objetivo de ir ao encontro das necessidades comunitárias.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365