Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios dinamiza programa dedicado ao centenário de Fátima

O reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, na Diocese de Lamego, preparou um programa dedicado ao Centenário das Aparições em Fátima que vai ser vivido até outubro com procissões e conferências.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios dinamiza programa dedicado ao centenário de Fátima

 

“Temos uma procissão de velas pelo parque florestal e procuramos vir a rezar o terço, cantando. Ao chegar ao santuário temos um momento formativo em que convidamos várias pessoas para fazerem uma reflexão em cada mês”, disse o padre João António Teixeira à Agência ECCLESIA.

‘Em Lamego (no santuário) unidos a Fátima no centenário’ é o lema do programa que se vai prolongar até 13 de outubro e o sacerdote adianta que no próximo mês vão ouvir a postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto, a irmã Ângela Coelho, falar sobre “o projeto de santidade para os peregrinos” a partir da vivência dos pastorinhos.

Já em julho, segundo o padre João António Teixeira, têm como convidado o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, que vai fazer uma partilha sobre Fátima na sua vida.

“Procuramos que haja uma certa constância, persistência, uma certa fidelidade, para que estas ações não sejam pontuais e que a vivência possa ser constante sobretudo no plano da formação que é uma prioridade”, desenvolveu o reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios sobre o programa que os une ao Centenário de Fátima.

O bispo de Lamego foi o primeiro conferencista, apresentou o tema ‘Como chegar a Fátima (de carro ou a pé) com Maria de Nazaré’ e ainda abençoou peregrinos lamecenses que estão a caminho da Cova da Iria.

Maria Correia revela que a bênção “é quase como estar a chegar a Fátima” e observa que foi “a primeira vez que está a acontecer”.

“Já estou emocionada e ainda não cheguei lá. Aliás há uma semana que sinto a pressão porque realmente é uma bênção do bispo da diocese que nos deixa muito orgulhosos”, acrescenta a peregrina do Grupo Nossa Senhora dos Remédios.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. António Couto disse ainda que Lamego é uma diocese “com vários centros marianos”, com destaque também para a Nossa Senhora da Lapa, e é natural que viva o Centenário das Aparições de maneira particular.

“Há diversas festas marianas e será sobretudo à volta das festas marianas, naturalmente, haverá muitos encontros programados. Além disso, haverá em algumas paróquias circunstâncias especiais tudo à volta das festas”, acrescentou.

O Santuário Nossa Senhora dos Remédios “está muito ligado a Fátima desde as aparições”, assinala o reitor destacando que é local de passagem de muitos peregrinos a caminho do santuário mariano na Cova da Iria.

“O apoio que o santuário dá é sobretudo a nível espiritual”, explica o padre João António Teixeira, observando que vários grupos de peregrinos a pé não só passam pela Senhora dos Remédios mas “procuram integrar-se nas celebrações”.

‘Em Lamego (no santuário) unidos a Fátima no centenário’, um programa para ser vivido até 13 de outubro para ajudar os cristãos lamecenses a viverem os 100 anos das aparições de nossa senhora na Cova da Iria.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :