Programa – Rota de Santiago – Lamego – 6 de Maio de 2017
Com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego e apoio de: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego; Espaço Jacobeus; Inovterra; Instituto Português do desporto e Juventude; Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal; Associação D.S.C.D – Magueija; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego vai realizar-se no dia 6 de maio, sábado, a ROTA DE SANTIAGO – Concelho de Lamego.
Os Caminhos de Santiago são percorridos há doze séculos e levam-nos até à Cidade de Santiago de Compostela, na Galiza, onde repousam os restos mortais do apóstolo São Tiago, ou Santiago. Os caminheiros que se propõem percorrê-los recebem o nome de peregrinos, do latim “per ægros”, “aquele que atravessa os campos”, têm como seu símbolo uma concha, normalmente uma vieira, designada localmente por “venera”, costume do tempo em que os povos ancestrais peregrinavam a Finisterra.
O Caminho Português Interior de Santiago liga Viseu a Chaves, atravessando o território dos Municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. Neste último Município, o trilho cruza a fronteira, ligando à Via da Prata (percurso que se inicia em Sevilha), em direção a Santiago de Compostela.
No Concelho de Lamego, o Caminho Português Interior de Santiago tem início em Bigorne e termo no Lugar do Torrão (junto ao rio Douro), num total de 28,8 km, devidamente sinalizados com o símbolo da concha amarela em placa de fundo azul.
A Rota de Santiago – no Concelho de Lamego será percorrida num só dia, com a seguinte configuração: de manhã, faremos a parte sul – início em Bigorne e término em Lamego. Na parte da tarde, terá lugar o caminho norte do nosso concelho, com início em Lamego e final no Lugar do Torrão (Junto à ponte pedonal Lamego-Régua).
Para nos acompanhar, apenas terá que efetuar uma simples inscrição nos locais que indicamos no nosso programa. Mediante o pagamento de dois euros, receberá a Credencial Portuguesa de Peregrino de Santiago:
Quem necessitar de pernoitar num albergue, poderá faze-lo na Casa de S. José e deverá assinalar essa pretensão na ficha de inscrição, tendo um custo de 5,00 euros.
Quem só quiser participar da parte da manhã ou da parte da tarde, também o poderá fazer. Para ingressar no grupo da parte da tarde deverá estar junto do marco de Santiago, na praça do Comércio, em Lamego, pelas 14h:00 e esperar pelo grupo.
Pontos de Interesse:
Igreja Matriz de Santiago, em Magueija;
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego;
Catedral de Lamego;
Igreja de Santa Maria Maior de Almacave, em Lamego;
Igreja de Sande
Programa:
Dia 6 de maio – parte da manhã
8h:15 – Concentração dos Caminheiros junto à Câmara Municipal de Lamego; obtenção de Credencial de Santiago e carimbo da CML.
8h:30 – Partida em autocarro para Bigorne
9h:00 – Partida do Nó da A24 em Bigorne.
11h:00 – paragem em Magueija – Receção dos Caminheiros/Peregrinos pelo Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca e pela Associação D.S.C.D – Magueija
13h:30 – Chegada Ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e paragem para almoço. – Almoço tipo picnic, da responsabilidade de cada participante.
Ficha Técnica:
Distância – 19 Km
Grau de Dificuldade – moderado
Tipo de caminho Estradões de terra Batida e trilhos de piso pavimentado
Descrição do percurso – Pequena Rota; linear
Saída de Bigorne, Magueija, Magueijinha, Matança, Matancinha, Grandal, Sucres, Penude, Arneirós, Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
Dia 6 maio – parte da tarde
14h:30 – Saída do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
16h:30 – paragem para merendar
18h:00 – Chegada ao lugar do Torrão (Junto à ponte pedonal Lamego-Régua) e regresso a Lamego em Autocarro.
19h:00 – Missa do Peregrino na Igreja de Almacave em Lamego
Ficha Técnica:
Distância – 10 Km
Grau de Dificuldade – moderado
Tipo de caminho – trilhos de piso pavimentado e estradões de terra batida.
Descrição do percurso – Pequena Rota; linear
Saída do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Av. Dr. Alfredo de Sousa, Catedral de Lamego, rua da Olaria, rua de Almacave, Praça do Comércio, Souto Côvo, Sande, Pontão, Central do Varosa, Lugar do Torrão.
Inscrições:
Limitadas até 50 participantes até ao dia 2 de maio nos seguintes locais:
Pavilhão Álvaro Magalhães em Lamego
Farmácia Nossa Senhora dos Remédios em Lamego
No site do Ténis Clube de Lamego – www.tenisclubelamego.com através de preenchimento de ficha eletrónica, sendo o pagamento efetuado no ato de entrega da Credencial de Santiago (2,00 €), no local de partida.
Responsabilidade dos Participantes
• Material individual necessário às condições do percurso e meteorológicas;
• Condição física e estado de saúde em conformidade com as exigências da caminhada;
• Seguro de acidentes pessoais
Conselhos:
• Leve merenda e água;
• Utilize um bastão de caminhada, que ajuda nos apoios em zonas mais complicadas;
• Não atrase o andamento do grupo com paragens desnecessárias;
• Leve máquina fotográfica.
• Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;
• Deite o lixo apenas nos locais apropriados;
• Observe a fauna à distância, se possível com binóculos;
• Não colha ou danifique plantas ou quaisquer formações geológicas;
• Respeite a propriedade privada;
• Seja afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à atividade em curso e às marcas do trajeto.
Fonte: www.facebook.com/tenis.delamego