Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego e Bouchemaine renovam acordo de geminação

Lamego e Bouchemaine reforçaram os laços que unem as duas cidades com a renovação do acordo de geminação que liga os seus destinos desde abril de 2012. Para o futuro, os autarcas das localidades geminadas continuam empenhados em promover a relação entre os seus habitantes, para que enriqueçam mutuamente a sua cultura, e aprofundar o intercâmbio de experiências e conhecimentos em diferentes áreas. A assinatura formal da renovação desta “relação especial” foi celebrada em Lamego, a 30 de março último, por Francisco Lopes e Veronique Maillet, Presidente da municipalidade francesa. “Temos cada vez mais pontes em comum. Por detrás desta parceria, existem iniciativas reais e desígnios que nos levam a trabalhar em conjunto”, enfatizou o autarca anfitrião. 

Lamego e Bouchemaine renovam acordo de geminação

A existência desta geminação foi ainda perpetuada com o descerrar, pelos líderes municipais, de uma placa comemorativa, na Av. D. Egas Moniz. A partir de agora, a juventude, o turismo, a cultura, a educação e o desporto são apontadas como as áreas prioritárias para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. Esta parceria tem sido também dinamizada com contributos oriundos da sociedade civil. Em 2014, nasceu a Associação Geminação Lamego-Bouchemaine (AGLM) que tem a ambição de “estreitar os laços de amizade e a troca de experiências mútuas”, através da organização de diversas iniciativas. Do outro lado, também a direção do Comité de Jumelage Bouchemaine-Lamego já efetuou diversas visitas de trabalho ao Douro. 

Separados fisicamente por mais de 1300 quilómetros, a aproximação entre os dois municípios é justificada pela existência de vários elementos em comum nos seus territórios: estão situados nas margens de um grande rio (Douro e Loire), inserem-se em regiões inscritas na lista do património mundial da UNESCO, possuem uma cultura e prática social e de comunidade forte e, não menos importante, a cultura do vinho domina a sua paisagem natural. Curiosamente, esta geminação foi o primeiro acordo a este nível formalizado pelas duas autarquias.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :