Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Exposição – Fragmentos Medievais: vestígios do canto hispânico

O canto hispânico, também conhecido como “canto moçárabe” ou “canto visigótico”, é o repertório musical medieval do rito hispânico, a liturgia cristã propriamente ibérica. Apesar de ter sido praticado durante pelo menos meio milénio, apenas nos chegaram cerca de quarenta fontes do dito repertório. Fragmentos medievais: vestígios do canto hispânico é uma exposição que dá a conhecer os detalhes de uma importante seleção de fontes, através da exibição simultânea de um dos poucos fragmentos conservados e de um software interativo que explica o seu conteúdo (tipo de manuscrito, o seu uso, o seu texto e a sua escrita musical). O canto hispânico foi durante muitos séculos símbolo de identidade dos cristãos ibéricos. Começando-se a forjar com a chegada dos primeiros cristãos à península, foi impulsionado pelos padres da igreja espanhola em tempos visigóticos e continuou a ser praticado em territórios cristãos e muçulmanos.

Exposição - Fragmentos Medievais: vestígios do canto hispânico

Sobreviveu até inícios do século XIV em algumas paróquias moçárabes incluindo depois que o Concílio de Burgos do ano de 1080 o suprimisse em favor do rito romano e seu repertório musical, o canto gregoriano. Em finais do século XV tentou-se restaurar como parte da reforma Cisneriana, resultando num repertório musical que ainda se canta na Capela de Corpus Christi da Catedral de Toledo. Fragmentos é uma exposição patrocinada pelo Arts and Humanities Research Council do Reino Unido. Foi criada por uma equipa de especialistas dedicados ao estudo do canto hispânico, liderado por Emma Hornby (University of Bristol) e em colaboração com musicólogos da University of Colorado Boulder, Universidad Complutense de Madrid e Universitat de València. Fragmentos terá lugar de abril a julho de 2017 em distintas sedes de Espanha e Portugal (Biblioteca Nacional de España, Arquivo-Museu Diocesano de Lamego, Catedral de León, Universidade de Coimbra e Universitat de València). Esta exposição é uma excelente oportunidade para descobrir o canto hispânico, um tesouro cultural europeu único.

Fonte: www.facebook.com/arquivo.museu.diocesano.de.lamego

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :