Novos Cidadãos de Ouro de Lamego prometem lutar pela manutenção do CTOE
A Câmara Municipal de Lamego agraciou com a Medalha de Ouro da Cidade o General Artur Pina Monteiro, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, e o Major-General Rui Davide Guerra Pereira, 2º Comandante do Quartel-General do Corpo de Reação Rápida da NATO, com sede em Valência, em cerimónia realizada a 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. As duas personalidades foram distinguidas tendo em conta os “notáveis e relevantes serviços prestados à cidade de Lamego, de que resultaram maior renome para a cidade e honra especial para os Lamecenses”. “Cumprimos hoje, aqui, um dos mais elementares deveres dos homens bons e das instituições humanas: fazer justiça e mostrar gratidão por aqueles que, cruzando-se nos nossos caminhos de vida e trabalho, com os seus atos públicos, as suas decisões corajosas, a sua dedicação excecional e o seu sincero apreço e amizade, tanto beneficiaram Lamego e as suas gentes”, fundamentou, desta forma, o Presidente da autarquia Francisco Lopes a homenagem pública.
Durante o discurso de agradecimento que proferiu, o General Artur Pina Monteiro assegurou que pugnará sempre pela manutenção do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) na cidade de Lamego: “É justo e é merecido, não só pela qualidade dos militares que aqui são formados, mas também, e fundamentalmente, pela relação que estabelecem com a sociedade. Tudo o que se faça para alimentar essas raízes da existência coletiva está a contribuir para o todo nacional, para o reforço da identidade”, sublinhou. Francisco Lopes elogiou também o empenho demonstrado pelos dois homenageados para a continuidade do CTOE em Lamego. “O apoio prestado veio a ser definitivamente consolidado com o plano de infraestruturas aprovado pelo atual Chefe do Estado-Maior do Exército e que está em fase inicial de implementação”, afirmou.
Recorde-se que o General Pina Monteiro, enquanto Chefe do Estado-Maior do Exército decidiu realizar, em outubro de 2013, as Comemorações do Dia do Exército na cidade de Lamego. Mais tarde, quando conhecida a decisão de eleger esta cidade para acolher as comemorações do Dia de Portugal, em 10 de junho de 2015, apoiou, já como Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, a realização de diversas atividades e a apresentação de capacidades e meios dos três ramos das Forças Armadas. Por outro lado, o Major-General Rui Guerra Pereira, natural de Lamego, foi, como Chefe de Gabinete do General Chefe do Estado-Maior do Exército, o “principal responsável pela organização, preparação e coordenação específica da execução das atividades e eventos referentes às comemorações em Lamego em outubro de 2013” e teve também “um papel fundamental na concessão das atividades, demonstrações e cerimónia militar associadas às comemorações do Dia de Portugal”.
Fonte: www.cm-lamego