Jornadas em Lamego debateram o futuro das bibliotecas
Mais de uma centena e meia de especialistas e académicos da área das bibliotecas, sobretudo professores bibliotecários, estiveram reunidos nas II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lamego (RBL) que decorreram no Teatro Ribeiro Conceição com o objetivo de refletirem e partilharem ideias sobre os desafios que se colocam hoje em dia a estas instituições “face às diversas literacias”. O encontro também serviu para divulgar o trabalho colaborativo promovido pelas 14 bibliotecas existentes no concelho e que compõem a RBL. Formalizada em 2012, esta rede é constituída por diferentes realidades, mas que “confluem para o enriquecimento documental e para a criação de um projeto comum”.
“A Biblioteca na Era Digit@l” foi o mote para a reflexão e discussão destas segundas jornadas que juntou muito público, para além de professores bibliotecários, docentes e bibliotecários municipais. Entre os oradores convidados, estiveram presentes em Lamego Francisco José Viegas, escritor e antigo secretário de Estado da Cultura, e Teresa Calçada, antiga comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.
No final do primeiro dia do encontro, também houve um jantar-convívio em que o prato forte foi o tema “Livros e Leituras”. No dia seguinte, estas jornadas “abriram-se” ao grande público com a realização de 10 oficinas que abordaram uma grande diversidade de temáticas, nomeadamente a narração oral, a radionovela, a gastronomia, a escrita criativa e a construção de bibliotecas digitais, entre outras. Os jovens alunos do Grupo Coral da Escola Secundária Latino Coelho também tiveram uma participação ativa ao assegurarem os momentos culturais das jornadas.
Fonte: www.cm-lamego.pt