Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Plano de Proteção Civil de Lamego reforça operacionalidade

A Câmara Municipal de Lamego apresentou o novo “Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil” que define o modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil a nível municipal. Elaborado pela firma “GeoAtributo”, este documento formal foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de muitos responsáveis de instituições locais e regionais.

Plano de Proteção Civil de Lamego reforça operacionalidade

Com um âmbito geral, este plano foi elaborado para o Município de Lamego enfrentar a generalidade das situações de emergência, abrangendo todos os riscos naturais, mistos e tecnológicos que podem acontecer neste território.

Francisco Lopes, Presidente da autarquia, acredita que vai reforçar a operacionalidade e a funcionalidade de um conjunto de meios que já estão no terreno: “Dará consistência e melhor articulação a um conjunto de meios e dispositivos de prevenção que precisamos ter para fazer face a ocorrências que todos sabemos que acontecem. É uma forma de estarmos melhor preparados para lhe dar resposta, sendo muito mais eficazes”, explica.

Plano de Proteção Civil de Lamego reforça operacionalidade
O “Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Lamego” será ativado sempre que se verifique a iminência ou ocorrência de uma situação de acidente grave ou catástrofe, da qual se prevejam danos elevados para a população, bens ou ambiente, que justifiquem a adoção imediata de medidas excecionais. Francisco Lopes enfatiza os esforços que a Câmara Municipal tem feito na área da proteção civil, ao “nível das infraestruturas e equipamentos”. Destaca, no entanto, que o próximo passo a dar nesta matéria passa por “chegar à população e às instituições”. “Parece-nos que falta ainda o elemento de sensibilização. Todos sabemos que as instituições têm os seus planos próprios, mas isso não significa que sejam autossuficientes, muito longe disso”, conclui.

Na mesma ocasião, foi também apresentada a nova plataforma multimédia dos Serviços Municipais de Proteção Civil que reúne num único site diversa informação que se encontra dispersa e disponibiliza uma ferramenta operacional no computador e em mobile. Em www.prociv.cm-lamego.pt, a plataforma apresenta um aspeto gráfico simples e intuitivo. Está ainda otimizada para serviços web e Mobile Responsive Design.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :