ESTGL promove Simpósio Ibérico de Voluntariado
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) leva a efeito, no dia 22 de Novembro, no Teatro Ribeiro Conceição, em plena cidade lamecense, o Simpósio Ibérico de Voluntariado, subordinado à temática “Estratégias de valorização, reconhecimento e protecção do voluntariado”.
O evento tem como destinatários técnicos da área social, professores e investigadores, estudantes do ensino superior e a comunidade em geral.
Criar um espaço de reflexão, debate e esclarecimento sobre o voluntariado; difundir o voluntariado como exercício de cidadania activa e envolvimento consistente de todos para a prossecução de bem-estar social; divulgar boas práticas de voluntariado para potenciar a sua replicação e a realização de projectos de voluntariado; incentivar a participação da sociedade civil no desenvolvimento de actividades e serviços ligados ao sector da cultura e ciência; promover a investigação e divulgação de conhecimento científico sobre a temática e contribuir para a divulgação da ESTGL e do IPV, são os grandes objectivos da organização do certame.
A sessão solene de abertura conta com a participação do presidente da Câmara Municipal de Lamego, engenheiro Francisco Lopes; presidente do IPV, engenheiro Fernando Sebastião; presidente da ESTGL, professor José Paulo Lousado; e a coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção de Voluntariado, ISS, IP, dr.ª Maria Elisa Borges.
O evento prossegue com o seu primeiro painel “Voluntariado Social”. A mesa que versa o Voluntariado Social Ibérico, com moderação de Anabela Fragata (docente da ESTGL), consigna as apresentações de Ana Matos (investigadora do Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra) e Xosé Cid Fernández (professor da Universidad de Vigo). Pedro Duarte (docente da ESTGL) modera uma outra mesa “Ética e Responsabilidade Social dos Voluntários”, que conta com as comunicações de Jacqueline Marques (professora da Faculdade de Ciências de Educação e Psicologia/Universidade de Coimbra), Judite Simões Batista (representante da Delegação Centro da AMI), Inês Rodrigues (voluntária no Projeto Missão Mona – Quinbundo) e José Requeijo (vogal do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses).
O programa contempla para o período da tarde a realização de um segundo painel, subordinado ao tema “Voluntariado Cultural Ibérico”, com moderação de Miguel Mota (docente da ESTGL) e as intervenções de Luís Sebastian (director do Museu de Lamego), Tânia Silva (coordenadora do Voluntariado Cultural da Fundação Eugénio de Almeida) e Elvira Adeva (coordenadora do Projecto – Vídeo Conferência).
Antes da sessão de encerramento, tempo ainda para o terceiro e último painel “O Voluntariado na ESTGL”. A moderação está a cargo de Isabel Oliveira (docente da ESTGL) e as comunicações têm assinatura de Paula Santos e Anabela Guedes (docentes da ESTGL e responsáveis pelo voluntariado de eventos), Romeu Sequeira (presidente da Junta de Freguesia de Penajoia), Isabel Vieira e Didiana Fernandes (docentes da ESTGL e responsáveis pelo Programa Cultura Voluntária no Douro), Nídia Menezes (docente da ESTGL e coordenadora da Associação Voluntariado ESTGL) e Daniela Chaves (assistente social e voluntária na AVESTGL).
Fonte: www.viseumais.com