Dinâmica cultural festeja S. Martinho no Centro da Máscara Ibérica
O início do mês de novembro promete trazer uma nova dinâmica ao Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), situado na pequena vila de Lazarim, Lamego, com a oferta de uma programação especial para o fim de semana de São Martinho e a inauguração de duas exposições de fotografia. Para 12 de novembro, sábado, está a ser preparado um serão típico para assinalar esta celebração popular que vai incluir um Magusto com Máscaras e a presença dos característicos Caretos de Lazarim, acompanhados de bombos e muita animação. Um encontro à volta da fogueira onde serão assadas castanhas, acompanhadas de jeropiga e água-pé.
Aberto à participação dos lazarinenses e de todas as pessoas que gostam da temática da Máscara, a programação para a tarde de São Martinho oferece ainda a oportunidade de assistir à tertúlia “Cancioneiro do Vinho de São Martinho”, a realizar pelas 15 horas, que terá como oradores Mário Correia e José Alberto Sardinha.
Primeiro espaço ligado ao ritual da máscara a surgir na Península Ibérica, o novo Centro Interpretativo integra atualmente o roteiro da cultura tradicional da região do Douro. A partir de 12 de novembro, também vão estar patentes ao público duas novas exposições de fotografia: “Desfile com a Máscara – Lisboa 2015” e “O Douro da Casa Alvão”, uma mostra do acervo do Museu do Douro.