Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Hospital de Proximidade de Lamego vai de “mal a pior” diz PCP

Segundo a direção da Organização Regional de Viseu do PCP, as condições de funcionamento do Hospital de proximidade de Lamego tendem a agravar-se, e “vão de mal a pior”.

Hospital de Proximidade de Lamego vai de “mal a pior” diz PCP

Recorda o órgão político, que já anteriormente alertara para esta situação, através de um comunicado, tornado público em 22 de junho de 2016. Expressam, no entanto, que “o que não prevíamos é que esse agravamento fosse tão rápido (dez dias depois) e atingisse uma tal gravidade”.

Segundo o PCP, as condições de funcionamento agravaram-se, “sem qualquer razão de natureza clínica ou funcional” e resultam numa “sistemática ocorrência de doentes atafulhados na urgência, a necessitar de internamento e condenados a uma espera incerta nos corredores”.

Neste contexto – tendo ainda em conta que esta unidade hospitalar serve uma região muito maior que o concelho de Lamego, mais de 100.000 habitantes -, a direção do PCP Viseu, não entende e não aceita, as medidas que o hospital tomou no dia 2 de julho de 2016,  nomeadamente, o encerramento de oito camas na zona de internamento e a dispensa de um enfermeiro no serviço de urgência.

As consequências destas medidas serão da maior gravidade para a saúde pública do concelho de Lamego e das zonas limítrofes. São portanto inaceitáveis e urge que os órgãos autárquicos tomem posição imediata sobre esta matéria junto do Ministério da Saúde”, defendem.

“O PCP, considera a vida humana um valor inestimável, que não cabe nem pode ser condicionada por uma política europeia que não considera a saúde dos portugueses merecedora do empenho colectivo daquilo que se intitula Comunidade, nem consideramos que a gestão do SNS pode conformar-se com uma economia de mercearia à séc. XIX”, protestam.

Na opinião do PCP, “poupar no SNS implica rentabilizar ao máximo as unidades hospitalares existentes, prestando estas um cuidado o mais rápido possível em doentes cuja recuperação atempada só poderão significar a economia de intervenções e assistência prolongadas”. “Melhorar o SNS também é um caminho para a recuperação económica”, defendem.

“Tendo o bem-estar das populações como primeira preocupação, o PCP diligenciará junto do Governo, das autarquias e das outras forças políticas o empenho na resolução imediata das condições de trabalho e de prestação de cuidados médicos no Hospital de Proximidade de Lamego e no CHTMAD”, concluem.

Fonte: www.jornaldocentro.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :