Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Exposição no Museu Diocesano: Romarias AQUI no Coração da Vida

No passado dia 25 o Museu Diocesano inaugurou a exposição “Romarias AQUI no Coração da Vida” da autoria da artista Ana Teixeira, natural de Lamego, filha do falecido Professor Teixeira, ilustre lamecense, a quem a filha quis homenagear pelo seu testemunho de fé, como regista na dedicatória que abre o catálogo da exposição.

Exposição no Museu Diocesano: Romarias AQUI no Coração da Vida

O evento teve a parceria do Museu Diocesano, da Câmara Municipal de Lamego e do Núcleo do Porto da Associação de Antigos Estudantes de Lamego. Pelas 11h30 o Teatro Ribeiro Conceição acolheu os participantes para uma sessão solene onde usou da palavra o Dr. José Manuel Pinheiro da Mota, em nome da associação dos antigos estudantes, para dar as boas vindas aos presentes e saudar a Mesa de Honra composta pelo Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego, a Srª Vereadora da Cultura, Drª Andrea Santiago, o director do Museu Diocesano e o Doutor Agostinho Ribeiro, director do Museu Grão Vasco que proferiu uma brilhante palestra sobre “ O Sagrado e o profano no património edificado e artístico de Lamego.” Encerrou a sessão o Sr. D. Jacinto para homenagear o Professor Teixeira, relatando episódios da relação pessoal que manteve com o homenageado, que conheceu desde este presidiu ao júri do seu exame da antiga “Quarta Classe”.

De seguida, no Museu Diocesano, procedeu-se à inauguração da exposição, onde depois das palavras de acolhimento do director, Ana Teixeira apresentou as peças, expôs as motivações da temática, da escolha do local, da fé que recebeu do seu pai e das recordações da infância associadas à romaria de Nossa senhora dos Remédios. Agradeceu aos autores dos textos do catálogo, fazendo uma referência especial às homilias do Sr. D. António Couto na Festa de Nossa Senhora dos Remédios.

A mostra apresenta fotomontagens das romarias do Senhor da Boa Morte; de Nossa Senhora de Alcamé; de Nossa Senhora do Almurtão; de Nossa Senhora da Atalaia; de Nossa Senhora da Boa Viagem; da Romaria a Cavalo e, com particular destaque, de Nossa Senhora dos Remédios.

Neste ano jubilar em que as peregrinações e as romarias encontram um significado particular, foi gratificante acolher, no dia seguinte, um conjunto de 80 peregrinos da paróquia de São Tiago de Sande, conduzidos pelo seu Pároco que vindos a pé em romagem à Porta Santa da Catedral, visitaram as exposições do Museu Diocesano como preparação próxima para a entrada na porta jubilar. A mostra está patente ao público até ao dia 11 de Setembro, todos são bem-vindos e acolhidos com alegria como peregrinos que somos, aqui, no coração da vida.

Director do Museu Diocesano de Lamego,

in Voz de Lamego, ano 86/33, n.º 4369, 28 de junho de 2016

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

1 Comments

  1. Ao Pe. Dr. João Morgado, diretor do Museu Diocesano de Lamego agradeço as palavras que tão bem transmitiram tudo o que se passou no feliz evento que tivemos o prazer de participar e colaborar. Termino pegando nas suas palavras “Todos são bem-vindos e acolhidos com Alegria como peregrinos que somos, AQUI, no Coração da Vida”. Obrigada do fundo do coração. Ana Teixeira

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :