139º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Lamego
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego comemorou no passado dia 22 de julho o seu 139º aniversário.
Esta Associação serve há 139 anos a comunidade Lamecense com dedicação, altruísmo e prontidão por parte dos homens e mulheres que defendem esta causa, merecendo por isso reconhecimento público, quer por parte das entidades governantes, quer por parte da população em geral, a quem todos os dias é assegurado o socorro.
As comemorações contemplaram um desfile apeado e motorizado, a romagem aos cemitérios como homenagem aos bombeiros e dirigentes falecidos, uma sessão solene, onde estiveram presentes várias entidades convidadas, e por fim a entrega de Condecorações e Promoções, destacando-se o ingresso de 20 estagiários na carreira de bombeiro de 3º classe.
Durante a sessão solene, foram convidados a intervir o Exmº. Sr. Dr. Hélder Santos, Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, o Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lamego – João Nuno Carvalho, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Dr. José Amaro, o Exmº. Senhor Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses – Cmdt. Jaime Marta Soares, o Exmº. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lamego – Engº. Francisco Lopes, finalizando as intervenções o Exmº. Senhor Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.
Um dos momentos importantes do dia, foi a habitual romagem aos cemitérios da Cruz Alta e Santa Cruz, onde foram lembrados antigos Comandantes, Bombeiros e Dirigentes que passaram por esta Associação e nela deixaram o seu contributo.
Outro dos momentos altos do dia foram as promoções e imposição dos capacetes, por parte dos familiares que fizeram questão em presentear os seus familiares neste dia tão especial para todos. Foram promovidos a bombeiros de 3º classe, os estagiários, que após terem concluído a Formação Inicial de Bombeiro com Aproveitamento, serão agora nomeados por Ordem de Classificação, tendo sido promovidos com data de 31/01/2016;
Luís Pedro dos Santos Paiva
António José dos Santos Paiva
Ana Catarina Pereira Gonçalves
Hugo João Pereira da Cruz
Marco José Monteiro Teixeira
Manuel Luís Rebelo Oliveira Figueiredo Paiva
Carolina Laranjo Bastos
Nélson José Pinto Fernandes
Tiago José dos Santos Fonseca
Inês Correia Duarte
Manuel Joaquim Lourenço Torres
Joana Filipa Duarte Miguel
Daniel Filipe Rodrigues Machado
André Filipe Amaro de Oliveira
Luís Carlos Figueiredo Paiva de Oliveira,
Rúben da Costa Bastos
Miguel Ângelo Monteiro Duarte
Luís Miguel Tomás Guedes
Seguidamente procederam-se às Promoções na Carreira de Bombeiro Voluntário, à Categoria de Bombeiro 2ª.Classe, que após concluírem Concurso de Promoção na Carreira de Bombeiro com Aproveitamento, os Bombeiros, por ordem de classificação, são promovidos com data de 04/FEV/2016;
Bomb. 3ª Classe nº. 42 – Jacinto Oliveira Machado
Bomb. 3ª Classe nº. 18 – Fernando João Duarte Xavier
Bomb. 3ª Classe nº.123 – João Rui Almeida Rebelo
Bomb. 3ª Classe nº. 96 – Luís Saulo da Silva Cardoso
Bomb. 3ª Classe nº.115 – Alberto Paulo Almeida Pinto Mesquita
Bomb. 3ª Classe nº. 92 – Paulo Agostinho Gonçalves Rijo
Bomb. 3ª Classe nº.111 – José Francisco Conceição Bártolo Silva
Foram também promovidos à Categoria de Bombeiro 1ª.Classe, que após conclusão do Concurso de Promoção na Carreira de Bombeiro com Aproveitamento, os Bombeiros, por ordem de classificação, são promovidos com data de 06/JUN/2016:
Bomb. 2ª Classe nº. 91 – Ricardo Manuel Rebelo Carvalho
Bomb. 2ª Classe nº. 144 – Liliana Fernanda Tomás Fineza,
Bomb. 2ª Classe nº. 131 – Bruno Pedro Pereira Lobão,
Bomb. 2ª Classe nº. 53 – Carlos Manuel Gonçalves Oliveira,
Bomb. 2ª Classe nº. 85 – Nuno Miguel de Sousa Viana,
Foram ainda efetuadas Condecorações aos bombeiros voluntários, com a Medalha de Assiduidade Grau Prata – 10 Anos, ao abrigo do Regulamento da Liga dos Bombeiros Portugueses e conforme propostas do Comando, vão ser agraciados os seguintes Operacionais;
Bombeiro de 1ª.Classe = Bruno Pedro Pereira Lobão
Bombeiro de 1ª.Classe = Carlos Manuel Gonçalves de Oliveira
Bombeiro Especialista = José Artur Reis Pimentel
Foi também condecorado com a Medalha de Dedicação – 25 Anos o Chefe = Mário Rui Rebelo Paulo.
A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, deliberou por unanimidade, propor à Liga dos Bombeiros Portugueses a atribuição do Crachá de Ouro ao CENTRO DE TROPAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS, representado pelo seu Comandante, o Senhor Coronel de Infantaria Alcino Regadas, fazendo-se justiça e reconhecendo-se a sua permanente e desinteressada devoção às insignes causas do Humanismo e da Solidariedade, pois têm colaborado com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego em diversos momentos, quer prestando serviços, quer cedendo equipamentos que deixaram de lhes ser úteis, mas que para os Bombeiros são uma mais-valia, quer ainda pelo seu importante contributo no combate aos fogos florestais no concelho de Lamego e em outras regiões do País.
Durante as celebrações fez-se ainda a Bênção de uma Ambulância de Transporte que veio reforçar e fazer face às necessidades da Associação, foi benzida pelo nosso ilustre capelão, Monsenhor José Guedes. A este propósito, a direção desta associação, deliberou por unanimidade, conceder o título de padrinho da nova viatura à CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO DA BEIRA DOURO, representada pelo seu Presidente do Conselho de Administração Executivo, Dr. José Manuel Ribeiro, instituição que de forma regular tem ajudado os Bombeiros de Lamego, estando sempre disponível, reconhecendo ainda o seu importante papel no desenvolvimento económico do concelho e da região.
Por fim e como não podia deixar de acontecer, foi servido o famoso rancho à Bombeiro que já é uma tradição nesta instituição em dia de comemorações, trazendo à festa muitos lamecenses e não só. Mais um aniversário que deixa a nossa Associação mais rica em valores e saberes, sempre com o mesmo lema.
Ajudar o Próximo.