Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

APOM volta a distinguir comunicação online do Museu de Lamego

Pelo segundo ano consecutivo, a APOM – Associação Portuguesa de Museologia – distingue o trabalho do Museu de Lamego na área da Comunicação Online. Depois de em 2015 ter visto reconhecida, na generalidade, todas as suas plataformas de divulgação digital, em 2016 é a edição do catálogo de exposição “A Glorificação do Divino”, sob a forma de e-book, a receber o galardão. A sessão decorreu no dia 3 de junho, no Museu do Dinheiro, em Lisboa.

APOM volta a distinguir comunicação online do Museu de Lamego

Editado em 2015, “A Glorificação do Divino” proporcionou um novo olhar sobre a escultura barroca do museu, fechando um ciclo iniciado ainda em novembro de 2013, com o restauro do retábulo de São João Evangelista, proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego, processo concluído no ano seguinte e também premiado pela APOM em 2015 na categoria de Melhor Intervenção em Conservação e Restauro.

Neste âmbito, o restauro das 19 esculturas que integram a capela levaria à conceção de uma exposição temporária, a que se juntaram outras esculturas barrocas do museu, num total de 26. Durante cerca de um mês e pela primeira vez as esculturas puderam ser observadas na sua verdadeira tridimensionalidade, ganhando outra dimensão, aproximando-se do público, sublinhando a expressão plástica e iconográfica da escultura portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

O catálogo agora distinguido pela APOM procura ser uma síntese de todo este percurso, procurando ser um documento testemunho quer do restauro, quer da exposição daí resultante.

Atribuídos anualmente, os Prémios APOM pretendem incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal.

A distinção da APOM na área na Comunicação Online em dois anos consecutivos vem reconhecer o esforço do Museu de Lamego em chegar ao maior número de pessoas possível, através de uma política de divulgação online que coloca em definitivo o museu «em linha» com os seus públicos.

Fonte: /www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :