Programação do Teatro Ribeiro Conceição – Lamego – abril, maio e junho de 2016
Abril
Sáb. 2 Abril | 21h30 | Música
Um Ao Molhe: Coelho Radioactivo, Filho da Mãe, Nial
“Um ao Molhe” é um festival itinerante de One-Man Bands que faz mais uma edição e ocupará vários espaços no teatro.
O objectivo é promover uma amostra do que de melhor se tem feito ao nível de bandas de um Homem só em Portugal e criar um circuito para o crescente número de músicos emergentes.
m/6 | Duração: aproximadamente 60 minutos cada concerto
Preço único: 3 euros
Auditório
5 a 7 de Abril | Entretenimento
Riso Com Siso… nas Escolas e Instituições
Continuando a tradição, damos início ao Festival Riso com Siso animando as nossas escolas e instituições durante três dias.
Sex. 8 Abril | 21h30 | Cinema
Pai Há Só Um!
Comédia
Brad esforça-se por ser um bom chefe de família e um bom padrasto para os dois filhos da sua mulher. Tudo se transforma quando o descontraído pai biológico aparece em cena, forçando uma competição entre ambos pelo afeto dos miúdos.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/12 | Duração: aproximadamente 96 minutos
Preço: de 3 a 4 euros
Auditório
Sáb. 9 Abril | 21h30 | Teatro
Absolutamente Fabulosos
Luís Aleluia, Noémia Costa e Joana Figueira
Duas actrizes que no auge das carreiras ficam desempregadas de repente.
Um agente artístico que não percebe nada disto porque era vendedor de seguros antigamente. E um velho criado, sempre muito engomado e tão educado que até é mal-empregado trabalhar para esta gente.
Absolutamente Fabulosos, uma alta comédia que fala da vida dos atores e mostra aos espetadores que nem tudo são rosas mas que o importante é não desistir, porque a seguir a tempos nebulosos, hão-de vir outros, que farão sorrir por serem… “Absolutamente Fabulosos”.
Com o apoio: Montepio Geral
m/12 | Duração: aproximadamente 105 minutos
Preço único: 10 euros
Auditório
12 a 14 Abril | Entretenimento
Riso Com Siso… na Rua
O Riso com Siso sai à rua nestes três dias para lhe trazer boa disposição com quer que esteja.
Sex. 15 Abril | 21h30 | Novo Circo
A Chungatrona [Espanha]
Peter Punk apresenta-se, nesta ocasião com o seu novo e grande pequeno veículo. Participando ativamente com o público, pedalando como um louco, Peter Punk apresenta um final surpreendente, no qual conheceremos o seu último truque.
m/6 | Duração: aproximadamente 60 minutos
Preço A: 5 a 24 euros
Auditório
Sáb. 16 Abril | 22h00 | Entretenimento
LenDário
“LenDário” é um espetáculo que, vai-se a ver, não é assim tão lendário quanto isso; sobretudo se o compararmos com a batalha de Son Goku contra Freeza ou com o banano que Marco espetou em Sónia no primeiro “Big Brother”.
Dário Guerreiro — conhecido como Môce dum Cabréste — é um comediante algarvio que se tornou conhecido a fazer vídeos para internet e que ingressou na stand-up comedy em 2012. Em “LenDário” apresenta-se sozinho em palco para fazer o que acha que sabe bem: falar com um sotaque esquisito sobre coisas que o incomodam e tocar umas músicas que acredita serem giras.
m/16 | Duração: aproximadamente 70 minutos
Preço único: 10 euros
Auditório
17 Abril | 16h00 | Cinema
O Panda do Kung-Fu 3 [VP]
Animação
Depois de muito tempo desaparecido, o pai de Po reaparece, e juntos vão viajar para um paraíso secreto de pandas onde conhecem vários e hilariantes novos pandas. Mas quando o demoníaco vilão Kai começa a varrer a China derrotando todos os mestres de kung fu, Po tem de fazer o impossível – treinar uma aldeia cheia amigos desajeitados e torná-los no derradeiro grupo de Pandas do Kung Fu.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/6 | Duração: aproximadamente 90 minutos
Preço: de 3 a 4 euros
Auditório
22 Abril | 21h30 | Cinema
10 Clovefield Lane
Drama
Ao acordar, depois de um acidente de automóvel, Michelle apercebe-se que se encontra na cave de um edifício. Atordoada com a situação, o dono da casa diz-lhe que a salvou de um ataque químico e que o exterior é inabitável, assegurando-lhe que a cave é o único lugar seguro.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/12 | Duração: aproximadamente 110 minutos
Preço: de 3 a 4 euros
Auditório
Sáb. 23 e Dom. 24 Abril | 21h30 | Multidisciplinar
Comemorações do 42º Aniversário do 25 de Abril
23 Abril | 21h30
Lançamento de livro “Instrumentos de Controlo do Estado Novo nos Anos 30” de Alberto de Jesus Almeida
Para além do lançamento oficial do livro “Instrumentos de Controlo do Estado Novo nos Anos 30” contaremos com a presença de momentos de animação.
M6/ Aproximadamente 70 minutos
Entrada livre (até lotação da sala)
24 Abril | 21h30
Espetáculo Comemorativo do 25 de Abril
Espetáculo de comemoração do 25 de Abril com a presença de artistas das freguesias de Lamego.
M6/ Aproximadamente 70 minutos
Entrada livre (até lotação da sala)
26 Abril | 21h30 | Música
Praxe Solidária
A praxe solidária é um evento organizado pela comissão de praxe de Lamego e que já conta com duas edições. Marca o fim da época praxista de 2015/2016 e tem como intuito, também, promover a entreajuda entre a comunidade lamecense e os alunos da E.S.T.G.L., de forma a ajudar instituições de carácter social e famílias carenciadas da cidade de Lamego doando-lhes alguns alimentos.
Para tal, organiza-se este evento, que conta com a participação de diversas tunas nacionais como forma de animação. O evento é de entrada livre, sendo que, é necessário fazer-se acompanhar de um bem alimentar para assistir ao espetáculo.
M6/ Aproximadamente 70 minutos
Entrada livre (entrega de um bem alimentar)
Sex. 29 Abril | 21h30 | Multidisciplinar
Gala Solidária do Encerramento das Comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
Nesta Gala Solidária, um leque enorme e variado de artistas locais e outros de renome nacional juntam-se aos jovens da APPDA, para proporcionar um espetáculo muito especial.
Este momento tem como objetivo chamar a atenção para esta problemática que afeta tantas das nossas crianças e jovens, tendo sido já apelidada de “epidemia do século XXI”. De tal modo, que a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.
A partir de 2010, no mundo inteiro, lançou-se a campanha “Light It Up Blue” (Acenda Uma Luz Azul pelo Autismo) em que vários edifícios icónicos em várias cidades e países têm sido iluminados de azul, no dia 2 de abril, para assinalar esta data e sensibilizar para o autismo.
O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais e é uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial pois atinge cerca de 67 milhões pessoas no mundo.
Na APPDA-viseu estão referenciados 176 crianças, jovens e adultos. Tendo recebido recentemente um pequeno apoio da Segurança social a APPDA sobrevive sobretudo à custa do apoio da Comunidade, das empresas que conhecem o seu trabalho e a apoiam financeiramente, das parcerias e dos muitos voluntários que nela trabalham diariamente dando do seu tempo e dos seus bens para minorar as carências porque muitas famílias passam, principalmente nestes tempos difíceis.
m/6 | Duração: aproximadamente 100 minutos
Preço único: 5 euros
Auditório
Sáb. 30 Abril | 21h30 Cinema
Cinema ao Sábado: A Febre do Mississippi
Drama
Gerry é um talentoso jogador de póquer, cheio de problemas e prestes a ser consumido pelo seu hábito inabalável de jogar. Mas a sua sorte começa a mudar depois de conhecer o jovem e carismático Curtis. Gerry convence o seu novo “amuleto da sorte” a fazer-se à estrada com ele até Nova Orleães, para participarem na maior aposta de sempre num jogo de póquer. Os altos e baixos que irão sofrer irão acabar por revelar o verdadeiro caráter e as motivações de cada um, mas ajudam também a criar uma forte cumplicidade entre ambos.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/6 | Duração: aproximadamente 108 minutos
Preço: de 3 a 4 euros
Maio
Sex. 6 Maio | 09h00 | Conferência
Volta de Apoio ao Emprego 2016
Ao longo dos próximos meses, localidades do continente e das ilhas irão receber ações de divulgação de oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos: o desemprego.
Serão apresentadas soluções para melhoria da empregabilidade, através de formação profissional, estágios ou experiência internacional de voluntariado, sugestões sobre como aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu.
A Volta do Apoio ao Emprego é uma parceria entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a rede de Centros de Informação Europe Direct, visando sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.
Inscrições e informações:em www.vae.pt/lamego-2016 e Centro Europe Direct de Lamego (Tel. 254611342 / europe.direct@cm-lamego.pt)
Sáb. 7 Maio | 21h30 | Música
Chris Eckman [EUA]
Chris Eckman já percorreu um longo caminho desde o seu início com os Walkabouts, em Seattle, há mais de 25 anos. Atualmente vive em Liubliana quando não está produzir discos de Desert Blues dos Tamikrest, entre outros. Harney County é em Oregon, na fronteira com Nevada e é também o nome do álbum que Chris Eckman lançou a solo na sua tentativa de pintar um retrato sonoro, através de músicas impressionistas que evocam sobretudo paisagens desertas deste lugar que tanto o marcou.Eckman produziu o álbum acompanhado por contrabaixista Ziga Galeb.O som das guitarras de Eckman e o contrabaixo de Galeb dominam o álbum, enquanto a sua voz meio rouca, por vezes cantada, por vezes meio falada, narra e cativa como um contador de histórias que nos hipnotiza.As histórias retratam uma luta entre o homem e a natureza.A estrada acena em todo o álbum particularmente na longa narrativa de Rock Springs.
m/12 | Duração: aproximadamente 70 minutos
Preço único: 10 euros
Auditório
Sex. 13 Maio | 21h30 | Cinema
MacBeth
Drama
Uma interpretação emocionante das realidades dramáticas dos tempos e uma releitura do que o tempo de guerra deve ter sido para um dos personagens mais famosos e convincentes de Shakespeare, uma história sobre paixão e ambição, passada na paisagem escocesa marcada pela guerra. Macbeth, o Senhor de Glamis, recebe uma profecia de um trio de bruxas que um dia se tornará Rei da Escócia. Consumido pela ambição e incentivado por sua esposa, Macbeth, destemido guerreiro e líder inspirador, mata o rei e toma o trono para si.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/12 | Duração: aproximadamente 100 minutos
Preço: de 3 a 4 euros
Auditório
Sáb. 14 Maio | 21h30 | Teatro
Memórias Partilhadas
Três monólogos que nos contam as histórias de objetos que tem muito parapartilhar e que se ligam entre si de uma forma ou de outra.
(“Uma carteira vazia” de Therese Collins)
O que há na carteira de uma pessoa diz – nos muito sobre a pessoa. A escolha de uma carteira de uma pessoa diz – nos muito sobre uma pessoa.
Anna, tem um fascínio com carteiras, não pode deixá-las sozinhas – especialmente as das outras pessoas. Se ela está tão fascinada com elas, por que não pode ela abrir a carteira da sua mãe falecida?
(“O Lápis” de Abel Neves)
A caneta é mais poderosa que uma espada, ou no caso de Delfim, um lápis. Com um lápis, você pode destravar o mundo. É a espada da verdade. Pode transportar um navio para a segurança, pode tomar banho de ervas no Montemuro – pode colmatar uma lacuna ou esconder –se na floresta. Bem, pode na mão de Delfim e com a imaginação de Delfim.
(“A Almofada de Penas de Cuco”de Peter Cann)
Em 1966 existiam dois amigos Adão e Fábio que faziam tudo juntos. Em 1966 houve um Campeonato do Mundo e Eusébio agraciava o jogo. Em 1966, um dos amigos apaixonou –se – e tudo mudou.
O que fazes se nunca mais vês o teu único e verdadeiro amigo? O que fazes para acoisas voltem a ser como eram antes dela chegar?
O que não deves fazer, é dar ao teu amigo uma almofada de penas de cuco.
m/12 | Duração: aproximadamente 60 minutos
Preço A: 5 a 24 euros
Auditório
Sáb. 21 Maio | 21h30 | Música
Galandum Galundaina
Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido. Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano.O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.
m/12 | Duração: aproximadamente 70 minutos
Preço único: 8 euros
Auditório
Dom. 22 Maio | 16h00 | Cinema
Robinson Crusoé [VP]
Animação
Numa pequena ilha paradisíaca, Terça-feira, um papagaio bastante divertido vive com um grupo de animais amigos. No entanto, Terça-feira não para de sonhar como será o resto do mundo. Depois de uma violenta tempestade, Terça-feira e seus amigos dão de caras com uma criatura estranha: Robinson Crusoé. Terça-feira vê imediatamente em Robinson a certeza de que há um mundo para além da ilha. Da mesma forma, Robinson logo percebe que a chave para sobreviver na ilha é através da ajuda do papagaio e dos outros animais. Não é fácil no início, já que os animais não falam “humano”, mas lentamente, todos eles começam a viver juntos em harmonia, até ao dia em que a sua vida confortável é posta em causa por dois gatos, também eles náufragos, que desejam assumir o controlo da ilha. E no meio da batalha que se segue, Crusoé e os animais seus amigos depressa descobrem o verdadeiro poder da amizade, no meio de todas as adversidades.
m/6 | Duração: aproximadamente 90 minutos
Preço: 3 a 4 euros
Auditório
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
Qui. 26 Maio | 21h30 | Teatro
Auto da Feira
Esta é uma feira diferente de todas as outras, onde se vendem enganos do Diabo e virtudes. Nela está representado o mundo visto pelos olhos de Gil Vicente onde o Bem, O Mal, o Pecado e a Pureza, entre outros, têm lugar.
O desafio que o CENARTE irá levar à cena foi adaptado aos dias de hoje, transformando uma feira universal (dia de Natal) numa feira local ( Nossa Senhora dos Remédios)!
m/12 | Duração: aproximadamente 60 minutos
Preço únic: 3,5 euros
Auditório
Sex. 27 Maio | 16h00 | Multidisciplinar
Festa de Encerramento das Atividades Letivas do Jardim de Infância e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Lamego
m/3 | Duração: aproximadamente 60 minutos
Preço único: 3,5€
Auditório
Sáb. 28 Maio | 21h30 | Stand Up Comedy
Voz da Razão
Luís Franco-Bastos
Depois do enorme sucesso da sua anterior digressão “Roubo de Identidade”, Luís Franco-Bastos regressa à estrada com novo espectáculo a solo: “Voz da Razão”.O novo material que Luís Franco-Bastos apresenta baseia-se numa nova perspectiva sobre o mundo, numa nova fase da sua vida, agora que atingiu a maturidade tanto pessoal como artística.Os comediantes dão a conhecer a pessoa que são através do seu material e o Luís Franco-Bastos que apresenta este espetáculo não é a mesma pessoa que apresentou os seus espetáculos anteriores.Passou por novas experiências, chegou a novas conclusões e a sua visão da política, do futebol, da sociedade, da música ou das relações entre homens e mulheres, é mais complexa e crítica.A esquizofrenia vocal e as personagens que sempre o caracterizaram continuam presentes mas, através da voz dos outros, Luís Franco-Bastos exprime a sua própria. De todas as vozes que vivem na sua cabeça, passou a dar ouvidos principalmente a uma: a Voz da Razão.
m/16 | Duração: aproximadamente 70 minutos
Preço único: 12 euros
Auditório
Junho
Qua. e Qui. 1 e 2 Junho | 10h00 e 14h30 | Musical
Os Três Porquinhos
Comemorações do Dia Mundial da Criança
Era uma vez 3 Porquinhos que depois das aventuras de fuga ao malandro do lobo mau encontram a sua paz na floresta, onde cada um deles constrói os seus sonhos… Rebeca a porquinha mais gira do curral sonha em ser uma artista popular e ganhar o concurso ‘Quem quer ser uma estrela’, já os irmãos e como sempre preguiçosos sonham simplesmente em comer e dormir… A verdadeira e recente descoberta é que o Lobo mau afinal não é assim tão mau, e também ele tem uma nova profissão… Júri de concursos.Preparam-se agora para o grande Casting e é hora de ensaiar, mas algo não corre bem e acabam por se separar chateados! Gargalhadas e muita música e o que prometemos! E, claro, uma grande moral da história! “Não conseguimos nada sozinhos, a amizade e o trabalho em equipa levam-nos mais longe e tornam-nos mais felizes!”
m/3 | Duração: aproximadamente 60 minutos
Entrada livre para os JI e Escolas do 1ºCEB do Concelho de Lamego (por inscrição no Serviço Educativo)
Auditório
Sex. 3 Junho | 21h30 | Cinema
Money Monster
Suspense
Quando Wilde é acusado de um crime que não cometeu e que choca Zootrópolis, ele é seguido pela tenente coelha JudyHopps, uma novata agente policial que acabou de chegar à cidade. Wilde e Judy não se suportam, mas quando tornam-se alvos de uma conspiração, são forçados a unir forças para derrubar os verdadeiros inimigos… até que se tornam em melhores amigos.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/6 | Duração: aproximadamente 110 minutos
Preço: 3 a 4 euros
Auditório
Sáb. 04 Junho | 21h30 | Música
Vila Navio
ANCORADOURO
Vila Navio, com o seu segundo disco de originais “Ancoradouro”, caracteriza-se pela música portuguesa, refrescando a sua tradição musical com elementos de música eletrónica, jazz e outros ambientes sonoros, afirmando assim a sua singularidade. Este trabalho discográfico contém fortes referências a temas relacionados com a realidade e a cultura portuguesa, contando com a distinta participação domúsico português Fausto Bordalo Dias.Neste espetáculo de apresentação, poder-se-á encontrar um alinhamento explorando o repertório deste mesmo trabalho, incluindo alguns temas do disco de estreia “Cantinho da Vila”, editado em 2013.
m/6 | Duração: aproximadamente 60 minutos
Preço único: 5 euros
Auditório
Sáb. 11 Junho | 21h30 | Cinema
Cinema ao Sábado: X-Men – Apocalipse
Ação / Aventura
O ancestral dos mutantes, En Sabah Nur, retorna com planos de mergulhar o mundo em um apocalipse para garantir a supremacia. Sequência de “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”.
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
m/6 | Duração: aproximadamente 100 minutos
Preço: 3 a 4 euros
Auditório
Sex. e Sáb. 17 e 18 Junho | 21h30 e Dom. 19 Junho | 16h30 | Teatro
Noivo Por Acaso
com Fernando Mendes, Carla Andrino, Jorge Mourato e Patrícia Tavares
Vítor Moreira (Fernando Mendes) é um empreiteiro que é chamado para fazer um orçamento para uma obra de remodelação de uma empresa. Acontece que essa empresa não é uma empresa qualquer. Trata-se de uma agência matrimonial, facto que Vítor Moreira não sabia. E não só não sabia que era uma agência matrimonial, como também não sabia o que era uma agência matrimonial.
O que supostamente seria um dia de trabalho normal, rapidamente se transformou no dia mais longo da vida de Vítor (e não só). Isto porque no dia e na hora em que Vítor vai fazer o orçamento, o dono da agência matrimonial está à espera de um cliente milionário (um português que é banqueiro em Nova Iorque), que por sua vez também está à espera de sair daquela agência já noivo, nesse mesmo dia.
Vítor é confundido com o banqueiro e, por força das circunstâncias, terá de se fazer passar por ele junto do grupo de candidatas que o dono da agência já selecionou para o banqueiro escolher para sua futura mulher. Isto porque o dono da agência o alicia com uma boa quantia de dinheiro, proveniente das inscrições das candidatas. Ora, Vítor, como bom empreiteiro à portuguesa, adora dinheiro fácil, está disposto a tudo para não deixar escapar esta oportunidade. Acontece é que, com o passar do tempo, o dinheiro que parecia fácil, parece cada vez mais difícil. Isto porque as candidatas têm cada uma delas características e traços de personalidade muito próprios e vincados, e farão destas pequenas entrevistas um inferno para Vítor, que ainda para mais é casado e terá de esconder da sua ciumenta e possessiva mulher o que se está a passar, para estar a demorar tanto. E o plano que tinha tudo para acabar bem, vai complicando a cada minuto que passa, fazendo com que Vítor e o próprio dono da agência já se questionam se esta pequena/grande burla foi boa ideia.
O problema é que depois de darem início à golpada, voltar para trás seria a pior opção. Assim, há que seguir em frente, mesmo que o caminho se aparente tortuoso. E sê-lo-á, com toda a certeza. A questão é: o crime compensa? E se compensar, a quem compensará? É uma questão de ir ver…
m/12 | Duração: aproximadamente 90 minutos
Preço único: 18€
Auditório
Sex. 24 e Sáb. 25 Junho
Dança? VI Mostra de Dança
Assim sendo… dança?
Programação a divulgar em suporte próprio.
Dom. 26 Junho | 16h00 | Cinema
Uma Aventura no Jurássico [VP]
Animação
O Ernie precisa de fugir. A sua mãe Sue é uma disciplinadora severa, a sua irmã Julia denuncia-o sempre que tem oportunidade e ele parece não conseguir manter-se longe de sarilhos. Neste caso, quando Ernie e o seu melhor amigo Max entram sem o segurança ver na exposição de fósseis ultra- secreta do Museu dos Dinossauros, Julia faz disparar o alarme contra ladrões. Um grupo de guardas desajeitados persegue desastradamente os rapazes em pânico, que são finalmente apanhados quando o skate a jato de Ernie os lança de cabeça, para cima de um valioso conjunto de fósseis de dinossauro. Ernie é rapidamente castigado, mas foge sorrateiramente para a casa ao lado, onde Max, com a ajuda do seu brilhante pai, inventou um sofisticado mecanismo em forma de ovo que ele acredita – apesar de inúmeras experiências falhadas – conseguirá viajar no tempo. De repente Julia interrompe os dois rapazes outra vez e, no caos que se gera, a máquina do tempo começa a ligar-se num zumbido e fecha-se com os três a discutirem lá dentro. Depois de um violento abanão, a porta hidráulica abre-se com um silvo e revela um deslumbrante vale verde, coberto de uma selva luxuriante nunca tocada pela humanidade.
m/6 | Duração: aproximadamente 90 minutos
Preço: 3 a 4 euros
Auditório
A programação do cinema depende das datas de estreia, estando, portanto, sujeita a alterações.
Podem fazer download do programa Aqui
Fonte: www.facebook.com/teatro.ribeiro.conceicao