Misericórdia de Lamego e Governo empenhados em encontrar solução para antigo hospital
Durante os últimos dias foram dados alguns passos importantes para encontrar “uma solução adequada” para o antigo hospital distrital de Lamego, propriedade da Misericórdia de Lamego, que hoje está desativado e em profundo estado de degradação. A Mesa Administrativa desta instituição, liderada pelo Provedor António Marques Luís, participou em reuniões separadas com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e com os máximos responsáveis da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) e do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro com o objetivo de alcançar um “acordo justo” para que a antiga unidade de saúde volte a servir a população. “Os encontros decorreram de uma forma muito positiva. Espero que seja estabelecido um acordo, nomeadamente avançando com a requalificação do edifício e integrando-o na rede nacional de cuidados continuados”, explica Marques Luís.
No âmbito deste processo, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego pretende que sejam identificadas, pelos Ministérios da Saúde e da Segurança Social, as áreas em que existe deficiente ou inexistente cobertura regional de prestação de cuidados de saúde para que depois seja possível formalizar acordos que suprimam essas lacunas.
Recorde-se que o antigo hospital distrital integrou até 2013 a rede de cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde, ano em que entrou em funcionamento o novo hospital. Desde então, afirma a Misericórdia de Lamego, não foi cumprido o que está consignado no Decreto-Lei 183/2013, ou seja, a celebração de um acordo, para a entrega do hospital ao seu legitimo proprietário, bem como o CHTMAD que não tem procedido ao pagamento da renda.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Miseric%C3%B3rdia-de-Lamego-988666561192365