Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Governo atribui à Misericórdia de Lamego competências na área social

O Governo escolheu a Santa Casa da Misericórdia de Lamego para transferir algumas competências que até agora eram desempenhadas pela Segurança Social, nomeadamente funções relacionadas com o atendimento e acompanhamento social das famílias mais vulneráveis do concelho. Para tal, esta instituição será responsável pela Rede Local de Intervenção Social (RLIS) que funcionará, nos próximos três anos, na Rua do Teatro e será constituída por uma equipa técnica formada por um coordenador, uma assistente social e uma psicóloga.

Governo atribui à Misericórdia de Lamego competências na área social

Está previsto que o novo serviço inicie a sua atividade nas próximas semanas e que preste apoio a cerca de 150 pessoas por mês. Na prática, a Misericórdia de Lamego vai assegurar o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, gerir os recursos destinados a situações de emergência e acompanhar os processos ao nível da inserção social de quem é apoiado.

O Provedor desta instituição, António Marques Luís, sublinha que a criação deste novo modelo de resposta social será uma mais valia para os lamecenses: “Como instituição local, conhecemos melhor o terreno, a comunidade e as suas necessidades. Ao estarmos mais próximos, temos mais capacidade de resposta”.

“Estamos muito satisfeitos por liderar este novo projeto de intervenção social”, acrescenta, adiantando também que é sua intenção estabelecer parcerias para que este serviço chegue a todas as freguesias rurais do concelho, oferecendo uma oportunidade de apoio personalizado. O novo modelo de resposta social que começa agora a ser implementado um pouco por todo o país vai passar a ser familiar para muitos lamecenses ao garantir o atendimento e o acompanhamento social de muitas famílias.

Ao assumir tarefas na área da ação social, tradicionalmente atribuídas ao Estado, a equipa da Misericórdia de Lamego quer acompanhar de uma forma muito próxima as pessoas em situação de vulnerabilidade, tendo em vista uma intervenção de primeira linha e a resolução de problemas sociais em situações de crise ou de emergência social. Por exemplo, as pessoas desempregadas que apresentam comprovada carência económica e todo um conjunto de problemas associados a esta situação, ao nível de alimentação e da medicação.

O novo paradigma de intervenção social que o Governo está a concretizar assenta numa intervenção articulada e integrada, de entidades públicas ou privadas com responsabilidade no desenvolvimento da ação social. Em Lamego, a Misericórdia pretende reforçar a plataforma de cooperação com outras instituições para dar uma resposta mais eficaz de encaminhamento em termos de segurança social.

Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :