Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Penude sem maioria procura coligação

O novo presidente da Junta de Freguesia de Penude tem que procurar entendimentos com os adversários para governar a freguesia até às próximas eleições autárquicas.

Penude sem maioria procura coligação

Gaspar Gonçalves, que encabeçou a lista da coligação PSD/CDS às eleições intercalares realizadas dia 3 de abril, não obteve maioria absoluta.

Numa freguesia com 1.551 eleitores, a coligação do PSD-CDS/PP arrecadou 404 votos (quatro mandados), seguindo-se o PS com 293 (três mandados), uma lista independente encabeçada pelo último presidente de junta obteve 197 votos (dois mandados) e a CDU teve seis votos.

Em Penude espera-se um entendimento entre o presidente eleito e o anterior dando origem a uma maioria que arreda do poder o Partido Socialista que tinha ganho as eleições em Penude nas autárquicas de 2013.

A necessidade da realização de eleições intercalares surgiram depois da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Lamego ter retirado a confiança política ao presidente, Jerónimo Rafael, acusando-o de fazer uma “gestão unilateral, de não prestar contas e ter assumido um conjunto de comportamentos onde foi visível a falta de cooperação, de diálogo e de lealdade para com os outros elementos da Junta da Freguesia e o Partido Socialista, colocando em causa os interesses do partido e, simultaneamente, os interesses da população da freguesia”.

Os elementos dos outros partidos, com assento na assembleia de freguesia, também renunciaram aos mandatos provocando a falta de quórum.

Manuel Ferreira, líder do PS de Lamego, vai estar sobre fogo cerrado na Comissão Política que reúne este sábado.

O também vereador socialista vai ser confrontado sobre as consequências políticas que retira “da estratégia errada” que conduziu à derrota na freguesia de Penude onde o PS em 40 anos de democracia só uma vez, em 2013, tinha ganho as eleições.

Há mesmo militantes que vão pedir a demissão de Manuel Ferreira. “A opção de ir para intercalares a ano e meio das eleições é um erro crasso que está nos manuais da política”, referem os críticos.

A derrota em Penude, dizem os adversários, “deita por terra”, as ambições de Manuel Ferreira em voltar a ser o candidato do PS à câmara de Lamego.

Manuel Ferreira não respondeu às várias tentativas de contacto feitas pelo Jornal do Centro.

Fonte: www.jornaldocentro.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :