Museu de Lamego mostra FACES de doadores e legatários
São fisionomias, rostos, perfis, homens e mulheres, anónimos ou célebres, que marcam gestos e se ligam à cidade e ao Museu de Lamego. São doadores e legatários, são faces singulares que se unem na salvaguarda da memória individual e coletiva e que contribuem desde 1917 para o enriquecimento do acervo do Museu de Lamego. FACES é também o título da segunda exposição do centenário da Fundação do Museu (1917-2017). Patente apartir do dia 21 de maio. Entrada livre.
São diversas as procedências e vários os doadores e legatários que, desde a fundação do Museu, têm contribuído para o engrandecimento do seu espólio. É por isso objetivo desta exposição estabelecer, através da seleção de retratos individuais e coletivos, uma ligação entre a identificação, origem e razões da doação.
FACES é, desta forma, o resultado do somatório de proveniências e proprietários, a que se junta o percurso dos objetos, que exprimem a individualidade da oferta e ao mesmo tempo o desejo da posteridade, num museu que mais uma vez se abre à comunidade e a convida a (re)viver a sua própria história, assinalando a importância dos legados e das doações na formação e desenvolvimento das suas coleções.
Patente até março de 2017 e com curadoria de Nuno Resende, FACES é a segunda exposição que pretende assinalar o centenário da Fundação do Museu de Lamego, numa mostra que é ao mesmo tempo de homenagem e reconhecimento. Mais uma vez, a realização desta exposição apenas é possível graças ao envolvimento mecenático de várias entidades, que assim se associam às comemorações dos 100 anos do Museu: Óptica Parente, GeoDouro,Caixa de Crédito Agrícola – Beira Douro, Casa da Farmácia e Quinta da Pacheca.
Já em 2015, a exposição temporária dedicada à figura do primeiro Diretor do Museu de Lamego – “O gentilíssimo e talentoso João Amaral (1874-1955)” – marcou o arranque das comemorações.
Fonte: www.museudelamego.pt